Com recorte temporal da última década do século XX e dos anos iniciais do século XXI, a inclusão de estudantes com deficiência nas escolas comuns é afirmada como direito à educação, de modo que está preconizada nos documentos nacionais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), o Plano Nacional de Educação (BRASIL, 2014) e a Lei Brasileira de Inclusão (BRASIL, 2015); e internacionais como a Declaração Mundial sobre Educação para Todos (UNESCO, 1990) e a Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994). Assim, o presente estudo teve por questão central a investigação das causas que permitem a manifestação da violência, sob a forma de preconceito contra estudantes com deficiência considerados em situação de inclusão na escola pública. À luz da Teoria Crítica da Sociedade, com ênfase no pensamento de Adorno (2010) e nos estudos de Costa (2012) e Crochík (2011), problematizamos a educação inclusiva e suas possíveis contribuições no enfrentamento da manifestação do preconceito na escola pública. Os resultados obtidos na análise do Projeto Político Pedagógico e nas narrativas de docentes de uma escola municipal de Petrópolis/RJ revelaram que as contradições sociais presentes na escola não impedem a resistência à violência, pelo entendimento da educação inclusiva como um direito social e humano. Também se verificou que ainda há demandas objetivas a serem atendidas para consolidar a educação inclusiva, como acessibilidade arquitetônica e pedagógica. Para tal, há que se considerar a formação docente na perspectiva dos direitos humanos como um direito em si mesma e o debate sobre o preconceito, contribuindo para experiência entre estudantes com e sem deficiência na escola como antídoto à manifestação do preconceito. Consequentemente, foi verificado ser possível combater a violência e contribuir à formação e à emancipação de estudantes considerados em situação de inclusão na escola pública.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1