Neste texto, divulgamos uma pesquisa de doutorado em andamento. Com foco no tema subjetividades no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e a partir da ótica de professores de matemática, buscamos conhecer quais interfaces entre currículos e processos de ensino e de aprendizagem na EJA influenciam a produção de subjetividades dos sujeitos, que se relacionam na prática educativa? Pela natureza qualitativa e exploratória do estudo, em busca de respostas a tal inquietação, e para aprimorar a compreensão sobre os processos de interação que possam influenciar as subjetividades docentes e discentes, focaremos a análise em narrativas de profissionais da EJA, participantes de um curso de formação de professores de matemática, em que participamos em módulo que abordou discussões sobre as narrativas autobiográficas sob a perspectiva de pesquisadoras que nos fundamentam na pesquisa em destaque, como Bragança (2008), Delory-Momberger (2012) e Passeggi (2008). Com base na perspectiva política de Paulo Freire (1981; 1987; 1996; 2000) e de outros teóricos, ao “escutar” o que nos dizem os autores das narrativas coletadas, pretendemos discutir que o direito à educação não prescinde do acesso aos conteúdos escolares, que devem ser socializados de forma emancipatória e complexa como meio de ampliação da leitura de mundo dos sujeitos da EJA. Ao realizar a revisão de literatura em teses no catálogo da CAPES, dos anos 2009 até 2018, além de outros aspectos, observamos que prevalecem na EJA as práticas bancárias, esvaziadas de saberes cotidianos e escolares, o que denota que o direito à educação de qualidade socialmente referenciada não tem perpassado esta modalidade de ensino de modo geral, apesar dos recorrentes esforços de estudantes, profissionais e pesquisadores da EJA. Impondo-se aos sujeitos da escola, discentes e docentes uma atenção constante e sobre-humana com vistas a minorar a evasão e a prevalência de produção de subjetividades oprimidas e subalternizadas.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1