A pandemia de COVID-19 atinge de diferentes formas os setores de nossas vidas. Nas questões acadêmicas e profissionais, a instauração do Ensino Remoto Emergencial (ERE) marca o início de minha trajetória como pesquisadora e docente. Inauguro formalmente minhas experiências profissionais na escola no município de Volta Redonda (VR), em contexto pandêmico e virtual. Em meio às diversas reconfigurações sobre os meus conhecimentos prévios de pesquisa e de ensinoaprendizagem, emergem novas reflexões e inquietudes que redirecionam meus interesses de pesquisa no mestrado, surgindo assim, a pesquisa que aqui apresento. Como objetivo desta, buscaremos compreender como os professores de Educação Física (EF) iniciantes, convocados no último concurso de VR, em contexto de isolamento social, percebem suas práticas pedagógicas. A metodologia aspira a pesquisa qualitativa, na perspectiva da pesquisaformação, utilizando-se de narrativas (auto)biográficas, através de entrevistasconversas com oito professores/as de EF. Perspectivamos a aproximação de autores como Marie-Christine Josso, Christine Delory e Inês Bragança. Outra fonte de diálogo será um memorial, onde venho produzindo narrativas escritas de meu cotidiano docente e considerações acerca do início de carreira. No que se refere às vozes da comunidade escolar envolvidas no ERE, cotidianamente, estas narram excessos e faltas, relativos principalmente a: infraestrutura; formação adequada; condições físicas e emocionais; valorização profissional; carga horária de trabalho; não aderência dos alunos ao ERE; rotinas maçantes; aumento da precarização das condições de trabalho; mudanças constantes de cronogramas, atividades; aumento das responsabilidades para com documentos, postagens, gravação de aulas, planejamento.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1