Este apresenta o fruto da pesquisa realizada no Mestrado. Versa a respeito da história de vida do Mestre de Capoeira Polaco, discípulo do Mestre Paraná, ícones da Capoeira carioca. Das narrativas do Mestre emergem memórias, com as quais dialogo para pensar possibilidades e alternativas às predominâncias seculares epistêmicas e existenciais, derivadas da invasão colonial europeia nas américas. A colonização, projeto de morte e de esquecimento, há mais de 500 anos estrutura a sociedade e as formas de entender a Educação, o conhecimento e a vida, valendo-se da racialização dos corpos e do racismo como operadores chaves para exercer a sua dominação. Na convicção de que para os ataques do colonialismo sempre houve contra-ataques que se concretizam pelas brechas deixadas pelo projeto colonial, dialogo com as possibilidades que emergem da Capoeira e das memórias do Mestre para perceber possibilidades de contestação a tal projeto. Inspirado por uma metodologia narrativa (auto)biográfica, o trabalho apresenta também um memorial que percorre a vida do autor, como um processo de transformação que conflui com a Capoeira, a vida do Mestre e mira as narrativas "miúdas" como alternativa possível para contestar a hegemonia da pesquisa acadêmica, pautada por cânones eurocêntricos. O referencial teórico/metodológico escolhido, problematiza as continuidades do colonialismo, em diálogo com a temática do corpo, da raça/racismo, da educação, atravessadas pela Capoeira. Dialogou-se com os estudos de CESAIRE (1978), FANON (2008), TAVARES (2012, 2015), RUFINO (2017), SODRÉ (1998,2008, 2017, 2019), MIGNOLO (2008, 2020) principalmente. A entrevista foi a ferramenta para acessar as narrativas do Mestre. Tendo como pressupostos o inacabamento, respeito e responsabilidade, a pesquisa expressou um diálogo entre narrativas, grandes, miúdas (SIMAS, 2019), biográficas e (auto)biográficas (PASSEGI E SOUZA, 2017), do qual resultou um debate a respeito da educação, tendo a Capoeira como guia.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1