O trabalho busca sistematizar o processo de pesquisa-formação(JOSSO, 2010) desenvolvida no doutoramento em Educação na Universidade Federal Fluminense. Desse modo, vinculamos os 2 ciclos da pesquisa em andamento Ciclo I e o Ciclo II, com foco no segundo processo intitulado: “Oficinas de investigaçãoformação: Encontros de formação permanente em diálogo: memórias-vida, narrativas de si e projetos profissionais”. O intuito da proposta é ampliar espaços formativos para a troca de experiências biográficas intergeracionais (PINEAU, 2020) viabilizando o encontro entre docentes atuantes e/ou aposentados nas redes de ensino, ampliando o reconhecimento do sujeito narrador dentro de um movimento histórico e coletivo e ampliando o sentido de viverpesquisarnarrarformação (BRAGANÇA, 2018). Inspirado na proposição das oficinas biográficas de projetos (DELORY-MOMBERGER, 2014), o encontro de imersão se deu ao longo de 2 (dois) meses, de forma remota com encontros síncronos e assíncronos, e com a leitura de referência autobiográfica. Ao todo 8(oito) atividades foram entregues como atividade final, denominados projeto profissional, no qual os narradores/as consolidaram narrativas escritas do olhar sobre seu passado, sua abertura para um olhar sobre si e as alteridades que compõem a formação do munício e projetaram um caminho para passos futuros, ao lançar-se para nossas reflexões de possibilidades a partir da escuta dos pares. Os encontros on-lines proporcionaram ao coletivo um espaço entre pares no qual todos os inscritos se constroem como narradores e narratários sobre a docência de si e do município que atuam.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1