A presente pesquisa está sendo realizada no cotidiano de uma escola pública federal situada em Niterói/RJ. Tendo como premissa as narrativas de uma professorapesquisadora, tem como objetivo compreender a percepção das crianças em relação aos espaços da escola e seu entorno, entender suas preferências e como se apropriam dos espaços. Apresenta reflexões acerca dos usos que as crianças fazem dos espaços da escola, de suas casas e da cidade. Com o objetivo de discutir os modos de uso desses espaços com crianças do ensino fundamental um, foi produzido um estudo baseado em conversas e registros de crianças, tendo grande destaque seus desenhos e fotografias. Ao problematizar os sentimentos e sensações que as crianças têm nesses espaços, me movimento no sentido de olhar minha própria infância, num exercício de rememoração, no sentido de Walter Benjamin (2018): olhar o passado com olhos de presente, entendendo que o passado não tem somente uma compreensão, mas que apresenta diferentes aspectos de acordo com as condições do presente. O estudo em questão se debruça em uma revisão de literatura de conceitos que consideram as relações entre infâncias, espaços e cidades – Tavares (2017) e Azevedo, Tângari e Rheingantz (2016, 2017); a geografia da infância – Lopes (2018, 2021) e Bonomo (2010, 2015); os estudos do cotidiano – Garcia (2003), Oliveira e Alves (2008) e as experiências e narrativas – Pérez (2017), entre outros. Metodologicamente desenhada como uma pesquisa do cotidiano, ressalto as relações estabelecidas entre os sujeitos e os espaços, reconhecendo o papel fundamental das crianças neste trabalho. Nos desenhos desenvolvidos e nas conversas que estamos tecendo em encontros que atualmente estão sendo retomados no modo presencial – após um ano e sete meses longe da escola -, percebemos seus desejos, seus sonhos, suas formas de estar no mundo.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1