O trabalho tem como proposta apresentar uma pesquisa, em fase inicial, dentro do aporte da pesquisa narrativa (auto)biográfica, referente ao processo de produção de sentidos, relacionados ao conceito de experiência no campo das ciências da natureza. O contexto desta pesquisa se estabeleceu em duas instituições de ensino da cidade de Niterói, a partir do exercício da docência da autora que foi professora de ciências em turmas da educação básica e no ensino superior com a disciplina de metodologia de ensino de ciências, no curso de Pedagogia. Nestes dois espaços foram realizadas com os alunos diferentes atividades experimentais associadas ao desenvolvimento do conteúdo de ciências da natureza, e, no decorrer dessas atividades alunos e professores em formação contaram sobre o que foi observado, percebido e sentido nesse processo de formação; e da escuta das falas de professores e alunos ao longo destas atividades experimentais emergiram narrativas sobre o que pensam da realização, das mesmas. Dessa forma, o foco deste trabalho é a preocupação que marca os sentidos que esses alunos atribuem às atividades experimentais e que tipo de experiências estas atividades experimentais promovem na sua formação. Para enriquecer a discussão sobre o conceito de experiência no campo das ciências da natureza foi proposto o diálogo com W. Benjamin (1985) que destaca a experiência como fonte da narrativa, com J. Larossa (2016) que situa a experiência como aquilo que nos toca, nos forma e nos transforma, e com M.C.Josso (2010), pois ao falarmos sobre o vivido, atribuímos valores a algumas vivências particulares que se tornam “experiências” a partir do momento que se realiza uma reflexão sobre o que foi percebido, observado e sentido. Assim, as narrativas produzidas permitiram além da produção de conhecimento, a reflexão sobre o seu significado enquanto uma experiência formadora.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1