O trabalho parte do objeto abordado na pesquisa em curso de doutoramento e objetiva analisar a presença das competências socioemocionais na organização da política curricular do “Novo” Ensino Médio (BRASIL, 2017) e a atuação do empresariado brasileiro. A partir da agência de novas formas de governança em rede (BALL, 2012), filantropias educacionais, fundações empresariais e instituições, embora tenham como finalidade a desresponsabilização do poder público na garantia do direito à educação, vem mantendo a hegemonia na formulação de políticas educacionais voltadas para os interesses do mercado, assim como o direcionamento ideológico na formação das gerações futuras (BALL, 2012, 2013; FREITAS, 2012, 2018; RAMOS, 2001). A adição do desenvolvimento das competências socioemocionais na produção de texto da mencionada política é problematizada nesse contexto a partir das contribuições de Ramos (2001) e Ball (2013), onde parte-se da noção de que é repassada para o indivíduo a responsabilidade de resolução dos infortúnios e contradições advindos da imposição das atuais condições do sistema produtivo e do mercado de trabalho. O texto de caráter qualitativo utiliza a análise documental, investigando categorias como a relação entre o público e o privado na educação, considerado o contexto de influência e de produção dos textos da política educacional elaborada neste cenário (BOWE e BALL, 1992). São considerados os debates sobre a atuação do Estado, do Terceiro Setor e as estratégias de reestruturação do modelo de produção capitalista a partir dos processos de neoliberalização e da terceira via, apontando para conclusões preliminares sobre como a política curricular do “Novo” ensino médio - com foco no desenvolvimento das competências socioemocionais - são postos como um instrumento favorável para o processo de desresponsabilização do Estado na garantia de políticas públicas educacionais e da incorporação da noção do “empreendedorismo de si mesmo” na formação dos estudantes.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1