Os limites impostos pela pandemia da COVID-19 causada pelo vírus SARS-CoV-2 têm afetado o dia-a-dia de todos, principalmente dos jovens, com sonhos adiados e futuro incerto. Embora seja tratado muitas vezes apenas por números frios, estes servem para revelar as desigualdades sociais existentes nos diferentes segmentos da sociedade, inclusive na educação pública. Os sistemas educacionais na Bahia cancelararam as aulas presenciais em março de 2020 e as crianças e jovens tiveram que ficar em casa. No anos de 2021 os alunos retornaram à escola em formato híbrido e recentemente presencial, o que nos fez iniciar movimentos em torno de uma investigação no mês de agosto, com jovens estudantes de ensino médio numa escola pública de São Gonçalo dos Campos-BA. Para Bahktin (2013), as linguagens estariam condicionadas pela vida cotidiana e social, pelo ambiente em que se vive e pela sensação, a qual se utiliza de uma linguagem verbal ou gestual mais ampla: a exterior e a interior, que facilitaria a tomada de consciência, da relação do mundo com o ser humano. Utilizou-se de uma escuta sensível baseada nos princípios de Barbier e observar os destaques da produção de cards confeccionados durante a semana do estudante, que abordavam suas vivências com o ensino remoto nos anos de 2020 e primeiro semestre de 2021. Essa modalidade de ensino remoto possibilitou formas diversificadas de ensino-aprendizagem, mas os estudantes destacaram a ausência de contato com professores e colegas para explicação e trocas dos conteúdos e contato pessoas, fragilidade no acesso à internet nos diversos pontos do município, a computadores ou a smartphones, novas formas de estudar e aprender, saúde mental, a quantidade de atividades por semana e, inseguranças e oportunidades de mudanças que surgiram na caminhada. Pretendeu-se por fim, visibilizar a voz dos jovens estudantes, seus anseios, incertezas e vulnerabilidades na área educacional, que se tornaram evidentes na crise mundial da saúde pública.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1