Os Colégios Universitários vinculados às Universidades Federais são instituições de Educação Básica que integram a rede federal de ensino, constituindo campo de formação para licenciandos e espaço de articulação entre teoria e prática, central na formação de futuros professores. Esses colégios historicamente atendiam a um público seleto de estudante; pois o acesso se dava exclusivamente por meio de provas acadêmicas, sendo desconsideradas as desigualdades sociais, étnico-raciais, físicas, sensoriais e cognitivas, dentre outras, entre os candidatos e, além disso, incentivava a competição. A luta pela afirmação do direito de todos à educação, juntamente à implementação de políticas educacionais inclusivas no Brasil, exigiu novos posicionamentos dos Colégios Universitários. Esses colégios, atuando na perspectiva da educação inclusiva, têm promovido mudanças nos critérios de acesso por meio de ações afirmativas e reserva de vagas e/ou sorteios públicos, possibilitando a convivência entre estudantes com e sem deficiência na superação da segregação e, consequentemente, a experiência entre diferentes estudantes na escola regular (CROCHÍK, 2011). Nesse sentido, este trabalho apresenta questões iniciais de um projeto de tese de doutorado, tendo por objetivo central analisar o processo de inclusão de estudantes com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais nos Colégios Universitários à luz da Teoria Crítica da Sociedade. Na revisão bibliográfica será considerada a obra de Adorno (2020) e Horkheimer (1985), como também estudos de Costa (2020) e Crochík (2013; 2011; 2006). Por fim, este estudo tem por pressuposto que a educação inclusiva afirma o direito de todos à educação e ao aprender juntos sem discriminação. Para tal, deve-se problematizar os limites sociais e considerar suas contradições sob as quais o processo de inclusão escolar vem sendo implementado.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1