Educação ambiental baseada em evidências: a filosofia, o jornalismo e as ciências frente ao ceticismo climático

  • Autor
  • Loise da Costa Santos
  • Co-autores
  • Mariana Spacek Alvim
  • Resumo
  • No presente momento, observa-se uma rápida e crescente divulgação de informações. Contudo, em diversos casos, de modo intencional ou não, essas comunicações nem sempre possuem uma boa qualidade e um teor informacional totalmente verídico, podendo, dessa forma, acarretar desinformação, o que as torna potencialmente perigosas e geradoras de medo e caos. Esse fenômeno não é novo, mas o advento da internet e da globalização, a partir do avanço tecnológico e informacional, ampliaram sua produção e propagação, diante do fato de que os consumidores também se tornam produtores e propagadores de conteúdo. Esses dados são evidentes e alarmantes ao se tratarem de temas de grande relevância, como o aquecimento global e a pandemia de COVID-19. Diante disso, esse projeto tem a intenção de investigar esses processos, por meio da interdisciplinaridade entre a filosofia, o jornalismo e as ciências, estudando, compreendendo e analisando as práticas negacionistas sobre o clima, que cresceram exponencialmente após diversos acontecimentos que marcaram o mundo, principalmente em 2016. Além disso, seu  intuito é o de viabilizar o desenvolvimento de estratégias para o acesso e o compartilhamento seguro de informações, por meio de métodos científicos, tecnológicos e educacionais que deem um suporte confiável e fidedigno aos conhecimentos ambientais, que possuem uma grande urgência no debate e um forte impacto atualmente.

  • Palavras-chave
  • Crise climática; Negacionismo climático; Ciência; Jornalismo; Ética
  • Área Temática
  • Pesquisa
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O IFRJ campus Niterói apresenta à toda comunidade os Anais da V Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura - V Semana ETC.

A Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura (Semana ETC) é o maior evento de extensão do IFRJ campus Niterói com o objetivo de divulgar e estimular a curiosidade científica, cultural e humanista, o caráter inquiridor e o pensamento crítico dos cidadãos. No ano de 2021, em sua 5ª edição, o evento foi composto por atividades alinhadas ao tema norteador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta. Em função da pandemia de COVID-19, a programação da V Semana ETC foi organizada no formato digital e compreendeu o III Seminário de Ensino, o III Seminário de Extensão da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o IV Seminário dos Grupos de Pesquisa do IFRJ CNIT, o 5º Encontro das Profissões, o 5º IF In Concert, além de atividades livres como oficina, palestra, entrevista e sarau literário. Os anais do evento reúnem os resumos dos projetos de ensino, pesquisa e extensão submetidos e apresentados nos respectivos seminários, e de atividades livres que abordam assuntos como radiação nuclear, empreendedorismo na criação de dispositivos eletrônicos e cultura.

Docentes, discentes e técnicos administrativos de quaisquer campi do IFRJ puderam submeter até 3 (três) trabalhos, sendo escolhido um dos eixos (pesquisa, ensino e extensão) ou uma proposta no eixo de atividades livres, com a opção de formato de artigo ou resumo, conforme orientações e formatos indicados nos Anexos I e II contidos no regulamento de submissão disponível em https://doity.com.br/vsemanaetc/trabalhos.

  • Ensino
  • Pesquisa
  • Extensão
  • Atividades livres

Comissão Científica

Ana Carla de Souza Gomes dos Santos
Débora Elena Speranza do Nascimento
Isabel Cristina Pereira dos Santos Coelho
Michelle de Oliveira Abraão