(RE)PENSANDO O QUINHENSTIMO: REFLEXÕES E PROPOSTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO CRÍTICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

  • Autor
  • Heloise Vasconcellos Gomes Thompson (Orientadora)
  • Co-autores
  • Gabriela Moreira Roque (bolsista PIBIC Jr) , Nathália Maia Valadares (bolsista FAPERJ)
  • Resumo
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    O ensino de Língua Portuguesa, de maneira geral, tende a adquirir um caráter instrumental no contexto da Educação Profissional e Tecnológica tendo em vista a necessidade de capacitação dos alunos para atuação no mercado de trabalho. No entanto, a capacidade de reflexão crítica e atuação autônoma tem sido cada vez mais um requisito para a participação dos indivíduos na sociedade em contextos diversos. Sendo assim, torna-se necessária e urgente a adoção de uma concepção emancipatória de ensino, em especial, na disciplina de Língua Portuguesa, para que se possibilite uma formação integral dos indivíduos, tendo como princípios básicos a autonomia e o desenvolvimento das habilidades de letramento crítico. Este trabalho tem por objetivo apresentar algumas reflexões acerca da pertinência e relevância da adoção de uma concepção emancipatória de educação além de mostrar algumas possibilidades de atividades para as aulas de Língua Portuguesa que levem em consideração não só a abordagem de aspectos linguísticos, mas também de aspectos pertinentes à atuação cidadã. O tema norteador escolhido para a sequência de atividades foi a contribuição indígena para a formação da identidade brasileira, tendo como base o conteúdo curricular do Quinhentismo. Essa escolha justifica-se pelo fato de, por meio de um breve levantamento realizado pelas autoras, ter sido identificado um apagamento da figura indígena tanto nas aulas quanto nos materiais didáticos de Língua Portuguesa e Literaturas. As reflexões e propostas a serem apresentadas são resultado de pesquisa em andamento, realizada pelas autoras no corrente ano.

     

  • Palavras-chave
  • Letramento Crítico, Educação Emancipatória, Formação Integral, Ensino de Língua Portuguesa.
  • Área Temática
  • Pesquisa
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O IFRJ campus Niterói apresenta à toda comunidade os Anais da V Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura - V Semana ETC.

A Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura (Semana ETC) é o maior evento de extensão do IFRJ campus Niterói com o objetivo de divulgar e estimular a curiosidade científica, cultural e humanista, o caráter inquiridor e o pensamento crítico dos cidadãos. No ano de 2021, em sua 5ª edição, o evento foi composto por atividades alinhadas ao tema norteador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta. Em função da pandemia de COVID-19, a programação da V Semana ETC foi organizada no formato digital e compreendeu o III Seminário de Ensino, o III Seminário de Extensão da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o IV Seminário dos Grupos de Pesquisa do IFRJ CNIT, o 5º Encontro das Profissões, o 5º IF In Concert, além de atividades livres como oficina, palestra, entrevista e sarau literário. Os anais do evento reúnem os resumos dos projetos de ensino, pesquisa e extensão submetidos e apresentados nos respectivos seminários, e de atividades livres que abordam assuntos como radiação nuclear, empreendedorismo na criação de dispositivos eletrônicos e cultura.

Docentes, discentes e técnicos administrativos de quaisquer campi do IFRJ puderam submeter até 3 (três) trabalhos, sendo escolhido um dos eixos (pesquisa, ensino e extensão) ou uma proposta no eixo de atividades livres, com a opção de formato de artigo ou resumo, conforme orientações e formatos indicados nos Anexos I e II contidos no regulamento de submissão disponível em https://doity.com.br/vsemanaetc/trabalhos.

  • Ensino
  • Pesquisa
  • Extensão
  • Atividades livres

Comissão Científica

Ana Carla de Souza Gomes dos Santos
Débora Elena Speranza do Nascimento
Isabel Cristina Pereira dos Santos Coelho
Michelle de Oliveira Abraão