GRANDES PROJETOS NACIONAIS QUE GERAM CONFLITOS SOCIAIS: Um estudo de caso do Projeto de Recuperação e Drenagem do Rio Imboaçu em São Gonçalo-RJ.

  • Autor
  • Adriana Rangel de Souza Silva
  • Co-autores
  • Etiane Araldi
  • Resumo
  • O presente trabalho é um estudo de caso do Projeto de Recuperação e Drenagem do Rio Imboaçu, em São Gonçalo-RJ, visando analisar o impacto causado sobre as comunidades locais de projetos de drenagem e revitalização dos chamados rios urbanos. Para isso, realizamos um recorte espaço-temporal, compreendendo o período de implementação do projeto entre 2013-2014, no contexto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No estudo, buscamos compreender a relação entre os diferentes atores sociais envolvidos no projeto, como: gestão pública, técnicos ambientais e população atingida pela intervenção do projeto. Nesse sentido, analisaremos o escopo do projeto de base contrapondo com a sua execução, dentro das comunidades que fazem parte do eixo de intervenção, procurando entender como projetos de grande magnitude podem desfazer toda uma rede de relações, fazendo diminuir ou até mesmo desaparecer a memória perpetuada por uma comunidade na localidade, quando a execução do projeto não acompanha o planejamento, a princípio definido pelo projeto de base, ou quando este não vem acompanhado de uma gestão participativa, envolvendo a comunidade. Para dar maior embasamento ao estudo, descrevemos o perfil da população atingida, tomando com base dados obtidos em 2013, época da execução do projeto. A pesquisa tem caráter qualitativo, com a análise dos dados coletados em campo naquele momento, tendo em vista a paralisação das obras em 2014. Realizamos, ainda, o levantamento e a revisão bibliográfica de trabalhos acadêmicos que versam sobre as questões ambientais (revitalização e conservação de rios urbanos) e sociais (planejamento urbano, uso e ocupação do solo às margens do rio e estudos sobre a reordenação espacial realizada pelo capital), unindo, assim, os campos dos saberes, como as ciências humanas e ciências naturais. Avaliando todos esses aspectos dentro de uma perspectiva de análise socioambiental, pretendemos promover um debate acerca da autogestão e a gestão participativa, onde esta última requer o envolvimento de equipes multidisciplinares, promovendo também abertura para estimular o diálogo com a própria comunidade, que de fato sofrerá com a intervenção de projetos ambientais dessa ordem.

  • Palavras-chave
  • impactos socioambientais, planejamento urbano, comunidade, revitalização de rios, participação social.
  • Área Temática
  • Pesquisa
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O IFRJ campus Niterói apresenta à toda comunidade os Anais da V Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura - V Semana ETC.

A Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura (Semana ETC) é o maior evento de extensão do IFRJ campus Niterói com o objetivo de divulgar e estimular a curiosidade científica, cultural e humanista, o caráter inquiridor e o pensamento crítico dos cidadãos. No ano de 2021, em sua 5ª edição, o evento foi composto por atividades alinhadas ao tema norteador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta. Em função da pandemia de COVID-19, a programação da V Semana ETC foi organizada no formato digital e compreendeu o III Seminário de Ensino, o III Seminário de Extensão da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o IV Seminário dos Grupos de Pesquisa do IFRJ CNIT, o 5º Encontro das Profissões, o 5º IF In Concert, além de atividades livres como oficina, palestra, entrevista e sarau literário. Os anais do evento reúnem os resumos dos projetos de ensino, pesquisa e extensão submetidos e apresentados nos respectivos seminários, e de atividades livres que abordam assuntos como radiação nuclear, empreendedorismo na criação de dispositivos eletrônicos e cultura.

Docentes, discentes e técnicos administrativos de quaisquer campi do IFRJ puderam submeter até 3 (três) trabalhos, sendo escolhido um dos eixos (pesquisa, ensino e extensão) ou uma proposta no eixo de atividades livres, com a opção de formato de artigo ou resumo, conforme orientações e formatos indicados nos Anexos I e II contidos no regulamento de submissão disponível em https://doity.com.br/vsemanaetc/trabalhos.

  • Ensino
  • Pesquisa
  • Extensão
  • Atividades livres

Comissão Científica

Ana Carla de Souza Gomes dos Santos
Débora Elena Speranza do Nascimento
Isabel Cristina Pereira dos Santos Coelho
Michelle de Oliveira Abraão