ALÉM DA SALA DE AULA: APRENDIZADOS COM A ASSESSORIA DA ITES JUNTO A INICIATIVAS DE COLETA SELETIVA

  • Autor
  • Paulo Borges Mathias Costa
  • Co-autores
  • Maria Beatriz Paiva Viana , Ligia Scarpa Bensadon
  • Resumo
  • Com a aprovação do projeto “Incubando Esperanças: assessoria e apoio econômico, social e ambiental a pequenos negócios” na chamada do MEC/IFSulMinas/FADEMA, a Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (ITES) da IFRJ campus Niterói tem como objetivo assessorar cinco iniciativas produtivas impactadas pela pandemia causada pelo novo coronavírus, das quais duas são da área de catadores de resíduos sólidos, selecionadas após inscrição em chamada pública simplificada. Todas as iniciativas são protagonizadas por homens com distintos níveis de escolaridade, na maioria em condição de vulnerabilidade econômica, do município de Niterói e com experiência prévia em Economia Solidária (EcoSol). Enquanto uma das iniciativas possui 6 anos desde a sua fundação e atua exclusivamente com a coleta de óleo de cozinha, a outra está em processo de implementação junto a comunidade do Preventório e busca trabalhar com a coleta de material reciclável para revenda. Tendo em vista o objetivo de assessorá-los, a equipe do ITES passou por formação interna em temas como EcoSol, Bancos Comunitários, Tecnologias Sociais, Estudo de Viabilidade Econômica (EVE), Sustentabilidade de Empreendimentos Populares e Educação Popular. Inicialmente realizou-se um diagnóstico em entrevistas semiestruturadas - subdivididas nos eixos Social, Econômico e Ambiente-Saúde - que auxiliou na compreensão da realidade das iniciativas. Isto, culminou na análise SWOT para indicação das Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades de cada iniciativa, em que observou-se semelhanças entre as iniciativas, como: poucos membros em real atuação nas cooperativas, ausência do apoio municipal, alta vulnerabilidade à crise socioeconômica-sanitária, estrutura física adequada, grupo colaborativo, prévia experiência com EcoSol, parceria com outras organizações e perspectiva de crescimento econômico no setor. Visando atender às demandas colocadas e observadas, os bolsistas da ITES planejaram oficinas nas áreas de Cooperativismo, Educação Ambiental, Gestão de Resíduos Sólidos, EVE e Comunicação nas Redes Sociais. Por meio destas, possibilita-se tanto qualificação, autorreflexão e troca de experiências com as iniciativas, quanto o aprendizado em assessoria e consolidação dos estudos através da prática dos discentes. Por fim, o projeto atua, qualitativamente, sobre problemas interdisciplinares, na reflexão entre teoria-prática para a construção de soluções coletivas, buscando o desenvolvimento de tecnologias e inovações sociais.

  • Palavras-chave
  • Economia Solidária, Assessoria, Interdisciplinaridade, Resíduos Sólidos, Gestão.
  • Área Temática
  • Extensão
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O IFRJ campus Niterói apresenta à toda comunidade os Anais da V Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura - V Semana ETC.

A Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura (Semana ETC) é o maior evento de extensão do IFRJ campus Niterói com o objetivo de divulgar e estimular a curiosidade científica, cultural e humanista, o caráter inquiridor e o pensamento crítico dos cidadãos. No ano de 2021, em sua 5ª edição, o evento foi composto por atividades alinhadas ao tema norteador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta. Em função da pandemia de COVID-19, a programação da V Semana ETC foi organizada no formato digital e compreendeu o III Seminário de Ensino, o III Seminário de Extensão da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o IV Seminário dos Grupos de Pesquisa do IFRJ CNIT, o 5º Encontro das Profissões, o 5º IF In Concert, além de atividades livres como oficina, palestra, entrevista e sarau literário. Os anais do evento reúnem os resumos dos projetos de ensino, pesquisa e extensão submetidos e apresentados nos respectivos seminários, e de atividades livres que abordam assuntos como radiação nuclear, empreendedorismo na criação de dispositivos eletrônicos e cultura.

Docentes, discentes e técnicos administrativos de quaisquer campi do IFRJ puderam submeter até 3 (três) trabalhos, sendo escolhido um dos eixos (pesquisa, ensino e extensão) ou uma proposta no eixo de atividades livres, com a opção de formato de artigo ou resumo, conforme orientações e formatos indicados nos Anexos I e II contidos no regulamento de submissão disponível em https://doity.com.br/vsemanaetc/trabalhos.

  • Ensino
  • Pesquisa
  • Extensão
  • Atividades livres

Comissão Científica

Ana Carla de Souza Gomes dos Santos
Débora Elena Speranza do Nascimento
Isabel Cristina Pereira dos Santos Coelho
Michelle de Oliveira Abraão