PANDEMIA E TRABALHO REMOTO: IMPACTOS NA SAÚDE MENTAL DAS PROFISSIONAIS DO SETOR DE SERVIÇOS

  • Autor
  • Fernanda do Carmo Costa Gomes
  • Co-autores
  • Etiane Araldi
  • Resumo
  •  

    O presente estudo busca investigar, através de pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica, como se desenvolve a temática da pandemia e trabalho remoto, com foco nos impactos na saúde mental das profissionais do setor de serviços. Destaca-se a evolução do trabalho doméstico e trabalho remunerado através do gênero e como isso é até hoje reproduzido socialmente. Apontam-se também as relações de poder existentes que se dão por meio da divisão sexual do trabalho, independente da classe social ou do cargo que a mulher ocupa, e o conflito trabalho-família que elas encontram. Analisa-se como a pandemia é um reflexo patriarcal e como isso influencia diretamente no trabalho e saúde mental das profissionais do setor terciário, retratando a importância desse assunto ser trabalhado a fim de diminuir o grau de problemas psicológicos que essas mulheres estão enfrentando. Para tal fim, foi realizada uma pesquisa sobre a rotina de trabalho na pandemia com sete mulheres de diferentes áreas do setor de serviços. Observou-se que, apesar do avanço que temos com relação aos estudos feministas do trabalho e dos transtornos mentais relacionados ao trabalho, ainda se encontram barreiras e preconceitos no mercado de trabalho em relação a uma posição secundária das mulheres nas empresas, a desvalorização do trabalho não-remunerado que elas exercem em suas casas e o que essa sobrecarga, principalmente em um ambiente pandêmico, afeta sua saúde mental. A pesquisa permitiu compreender que o conflito trabalho-família ainda é muito presente na sociedade, atingindo na grande maioria das vezes as mulheres e lhes causando uma sobrecarga mental.

  • Palavras-chave
  • PANDEMIA E TRABALHO REMOTO: IMPACTOS NA SAÚDE MENTAL DAS PROFISSIONAIS DO SETOR DE SERVIÇOS
  • Área Temática
  • Pesquisa
Voltar Download

O IFRJ campus Niterói apresenta à toda comunidade os Anais da V Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura - V Semana ETC.

A Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura (Semana ETC) é o maior evento de extensão do IFRJ campus Niterói com o objetivo de divulgar e estimular a curiosidade científica, cultural e humanista, o caráter inquiridor e o pensamento crítico dos cidadãos. No ano de 2021, em sua 5ª edição, o evento foi composto por atividades alinhadas ao tema norteador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta. Em função da pandemia de COVID-19, a programação da V Semana ETC foi organizada no formato digital e compreendeu o III Seminário de Ensino, o III Seminário de Extensão da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o IV Seminário dos Grupos de Pesquisa do IFRJ CNIT, o 5º Encontro das Profissões, o 5º IF In Concert, além de atividades livres como oficina, palestra, entrevista e sarau literário. Os anais do evento reúnem os resumos dos projetos de ensino, pesquisa e extensão submetidos e apresentados nos respectivos seminários, e de atividades livres que abordam assuntos como radiação nuclear, empreendedorismo na criação de dispositivos eletrônicos e cultura.

Docentes, discentes e técnicos administrativos de quaisquer campi do IFRJ puderam submeter até 3 (três) trabalhos, sendo escolhido um dos eixos (pesquisa, ensino e extensão) ou uma proposta no eixo de atividades livres, com a opção de formato de artigo ou resumo, conforme orientações e formatos indicados nos Anexos I e II contidos no regulamento de submissão disponível em https://doity.com.br/vsemanaetc/trabalhos.

  • Ensino
  • Pesquisa
  • Extensão
  • Atividades livres

Comissão Científica

Ana Carla de Souza Gomes dos Santos
Débora Elena Speranza do Nascimento
Isabel Cristina Pereira dos Santos Coelho
Michelle de Oliveira Abraão