IMPLANTAÇÃO DE UM VIVEIRO DIDÁTICO NAS ESCOLAS: COMO EXPLORÁ-LO?

  • Autor
  • Gabriel Paura Antonio
  • Co-autores
  • Andreia Maria da Anunciação Gomes
  • Resumo
  • A inserção da Educação Ambiental (EA) nas escolas de educação básica brasileiras é uma estratégia para amenizar a crise ambiental e tem como função incentivar a consciência ecológica na formação do indivíduo. Nesse sentido, surge a necessidade de espaços escolares, fora de sala de aula, para desenvolvimento de atividades e práticas na temática ambiental. Os viveiros didáticos, sendo um espaço de produção de mudas de espécies vegetais, podem além de produzi-las, serem ambientes estimulantes para execução de práticas e reflexão crítica de algumas questões da EA, como ética e justiça ambiental, responsabilidade socioambiental, segurança alimentar, inclusão social, geração de resíduos, recuperação de áreas degradadas, entre outras. O presente projeto tem como objetivo a proposição de um guia para a implantação de um viveiro de mudas didático em escolas do ensino fundamental, além de apresentar temas de diferentes disciplinas e/ou áreas de conhecimento, e atividades pedagógicas para explorá-lo. Para tanto, foi elaborado um protocolo com orientações técnicas para a criação e implantação de um viveiro de mudas de estrutura simples, servindo como uma extensão da sala de aula. A metodologia apresentou orientações técnicas de baixa complexidade, englobando a montagem da estrutura física do viveiro, a produção e o manejo das mudas, podendo ser executadas sem a necessidade de um profissional da área, visto que a produção das mudas não é para fins comerciais. Além disso, foram propostos alguns temas para serem abordados dentro do viveiro didático, que foram baseados no Documento de Orientação Curricular do Estado do Rio de Janeiro para o ensino fundamental, com sugestões de assuntos sobre artes, matemática e nas áreas das ciências da natureza e ciências humanas. Por último, ainda foram elaborados roteiros de atividades pedagógicas práticas para serem desenvolvidas neste espaço, cujos temas são “Adote uma muda”, “A importância da água e dos nutrientes”, “Germinação sem terra, como pode?”, “Microfauna do solo”, entre outras.

  • Palavras-chave
  • viveiro, educação ambiental, meio ambiente
  • Área Temática
  • Pesquisa
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O IFRJ campus Niterói apresenta à toda comunidade os Anais da V Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura - V Semana ETC.

A Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura (Semana ETC) é o maior evento de extensão do IFRJ campus Niterói com o objetivo de divulgar e estimular a curiosidade científica, cultural e humanista, o caráter inquiridor e o pensamento crítico dos cidadãos. No ano de 2021, em sua 5ª edição, o evento foi composto por atividades alinhadas ao tema norteador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta. Em função da pandemia de COVID-19, a programação da V Semana ETC foi organizada no formato digital e compreendeu o III Seminário de Ensino, o III Seminário de Extensão da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o IV Seminário dos Grupos de Pesquisa do IFRJ CNIT, o 5º Encontro das Profissões, o 5º IF In Concert, além de atividades livres como oficina, palestra, entrevista e sarau literário. Os anais do evento reúnem os resumos dos projetos de ensino, pesquisa e extensão submetidos e apresentados nos respectivos seminários, e de atividades livres que abordam assuntos como radiação nuclear, empreendedorismo na criação de dispositivos eletrônicos e cultura.

Docentes, discentes e técnicos administrativos de quaisquer campi do IFRJ puderam submeter até 3 (três) trabalhos, sendo escolhido um dos eixos (pesquisa, ensino e extensão) ou uma proposta no eixo de atividades livres, com a opção de formato de artigo ou resumo, conforme orientações e formatos indicados nos Anexos I e II contidos no regulamento de submissão disponível em https://doity.com.br/vsemanaetc/trabalhos.

  • Ensino
  • Pesquisa
  • Extensão
  • Atividades livres

Comissão Científica

Ana Carla de Souza Gomes dos Santos
Débora Elena Speranza do Nascimento
Isabel Cristina Pereira dos Santos Coelho
Michelle de Oliveira Abraão