O PROJETO IF IN CONCERT NO CONTEXTO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL

  • Autor
  • André Souza Brito
  • Co-autores
  • Heloise Vasconcellos Gomes Thompson , Michelle de Oliveira Abraão , Ana Luísa Brandão , Victória Gravel C. de Souza , Gabriela Martins Pinheiro , Carlos André B. Miranda
  • Resumo
  • O projeto “IF(RJ) in Concert: Atividades musicais no campus Niterói” propõe um conjunto de iniciativas voltadas para a valorização da cultura musical, trabalhando aptidões e habilidades próprias desse campo. Este trabalho, contudo, se limita a apresentar percepções em relação a eventos em formatos de live (IF canta em casa e IF in Concert), ambos realizados no contexto de distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19. A metodologia utilizada para coletar os dados apresentados foi a análise das interações estabelecidas durante os eventos remotos por meio dos chats da plataforma YouTube, bem como a análise de depoimentos de participantes das ações realizadas. Avaliamos que, a despeito das limitações e desafios impostos nesse contexto, especialmente a sobrecarga de trabalho relacionada com o ensino por meio das APNPs, o projeto tem colaborado no sentido de proporcionar momentos de fruição pela via da música, contribuindo para aliviar tensões e pressões. Temos observado diversos resultados: O envolvimento da comunidade interna e externa, fortalecendo a vocação extensionista do nosso campus; O estabelecimento de parcerias externas (IFMA, IF Sudeste de Minas, Escola de Música Eficaz); A descoberta e o desenvolvimento de habilidades musicais por parte de discentes, ensejando sua formação integral, e de servidores; A reflexão acerca do papel da linguagem musical no cotidiano para além do entretenimento, reafirmando o potencial emancipatório do trabalho com a música na escola; o fortalecimento do sentimento de pertencimento da comunidade acadêmica e a concretização da missão extramuros do campus. Por fim, destacamos que todos os eventos contaram com a participação da comunidade externa e, em função da repercussão do trabalho para além “dos muros” da escola, novas parcerias vêm sendo construídas. Além disso, um dos principais significados disso tudo é que estamos diante de um processo de constituição da identidade cultural do campus, na qual a música consolida-se cada vez mais como um de seus elementos definidores. Na nossa perspectiva, o fomento da arte e da cultura em uma instituição como o IFRJ tem contribuído para tornar mais rico o processo de ensino-aprendizagem para a comunidade interna, como também possibilitou o estreitamento e aprofundamento das relações com a comunidade externa.

     

     

  • Palavras-chave
  • Música na educação profissional e tecnológica, música e distanciamento social, extensão universitária por meio da música
  • Área Temática
  • Extensão
Voltar Download

O IFRJ campus Niterói apresenta à toda comunidade os Anais da V Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura - V Semana ETC.

A Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura (Semana ETC) é o maior evento de extensão do IFRJ campus Niterói com o objetivo de divulgar e estimular a curiosidade científica, cultural e humanista, o caráter inquiridor e o pensamento crítico dos cidadãos. No ano de 2021, em sua 5ª edição, o evento foi composto por atividades alinhadas ao tema norteador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta. Em função da pandemia de COVID-19, a programação da V Semana ETC foi organizada no formato digital e compreendeu o III Seminário de Ensino, o III Seminário de Extensão da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o IV Seminário dos Grupos de Pesquisa do IFRJ CNIT, o 5º Encontro das Profissões, o 5º IF In Concert, além de atividades livres como oficina, palestra, entrevista e sarau literário. Os anais do evento reúnem os resumos dos projetos de ensino, pesquisa e extensão submetidos e apresentados nos respectivos seminários, e de atividades livres que abordam assuntos como radiação nuclear, empreendedorismo na criação de dispositivos eletrônicos e cultura.

Docentes, discentes e técnicos administrativos de quaisquer campi do IFRJ puderam submeter até 3 (três) trabalhos, sendo escolhido um dos eixos (pesquisa, ensino e extensão) ou uma proposta no eixo de atividades livres, com a opção de formato de artigo ou resumo, conforme orientações e formatos indicados nos Anexos I e II contidos no regulamento de submissão disponível em https://doity.com.br/vsemanaetc/trabalhos.

  • Ensino
  • Pesquisa
  • Extensão
  • Atividades livres

Comissão Científica

Ana Carla de Souza Gomes dos Santos
Débora Elena Speranza do Nascimento
Isabel Cristina Pereira dos Santos Coelho
Michelle de Oliveira Abraão