Museus e escolas no espaço virtual: pesquisando e conhecendo o Museu do Louvre

  • Autor
  • Letícia Cristina Santos Magalhães
  • Resumo
  • Esta comunicação visa apresentar as atividades do projeto "Museus e escolas: a relação entre espaços formais e não-formais de educação" nos anos de 2020-2021. O projeto parte do pressuposto de que os museus, pelas múltiplas possibilidades que oferecem, e, também, por sua capacidade de estimular debates e experiências diferenciadas, possuem elevado potencial educativo, científico e cultural. Podendo contribuir ainda para a dinamização dos processos de ensino-aprendizagem, a valorização do patrimônio cultural e o exercício pleno da cidadania, questões estas primordiais na formação acadêmica e intelectual do aluno de ensino médio. Nosso estudo teve início com uma revisão bibliográfica sobre a importância dos museus na prática educativa tomando como base os materiais da série Museus e escolas produzidos para o programa Salto para o Futuro da TV Brasil. Foram realizadas também leituras de textos que nos permitiram compreender os museus como “lugares de memória”, lugares de pesquisa e produção de conhecimento, e, ainda, explorar conceitualmente a relação entre os espaços formais e não-formais de educação. Na segunda fase, como desdobramento da pesquisa, realizada no contexto da pandemia do Covid-19, impossibilitados de fazer visitas presenciais, migramos nossas atividades para explorar a presença dos museus nos ambientes virtuais. Investigamos o tipo de atividades propostas por estas instituições tentando identificar a oferta, ou não, de visitas virtuais, de modo a conhecer mais sobre seus espaços e suas coleções. A partir da pesquisa e da experiência de visitação online planejamos a criação de uma galeria no Instagram para compartilhar os conteúdos e impressões sobre o trabalho com os colegas e os professores do IFRJ. A iniciativa tem como objetivo, além de estimular a visitação e apresentar os conteúdos das exposições virtuais, discutir o papel dos museus na produção e divulgação do conhecimento científico promovendo a integração dos conteúdos da exposição nas atividades educativas do campus.

  • Palavras-chave
  • Museus, Paris, Louvre, Educação
  • Área Temática
  • Pesquisa
Voltar Download

O IFRJ campus Niterói apresenta à toda comunidade os Anais da V Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura - V Semana ETC.

A Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura (Semana ETC) é o maior evento de extensão do IFRJ campus Niterói com o objetivo de divulgar e estimular a curiosidade científica, cultural e humanista, o caráter inquiridor e o pensamento crítico dos cidadãos. No ano de 2021, em sua 5ª edição, o evento foi composto por atividades alinhadas ao tema norteador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta. Em função da pandemia de COVID-19, a programação da V Semana ETC foi organizada no formato digital e compreendeu o III Seminário de Ensino, o III Seminário de Extensão da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o IV Seminário dos Grupos de Pesquisa do IFRJ CNIT, o 5º Encontro das Profissões, o 5º IF In Concert, além de atividades livres como oficina, palestra, entrevista e sarau literário. Os anais do evento reúnem os resumos dos projetos de ensino, pesquisa e extensão submetidos e apresentados nos respectivos seminários, e de atividades livres que abordam assuntos como radiação nuclear, empreendedorismo na criação de dispositivos eletrônicos e cultura.

Docentes, discentes e técnicos administrativos de quaisquer campi do IFRJ puderam submeter até 3 (três) trabalhos, sendo escolhido um dos eixos (pesquisa, ensino e extensão) ou uma proposta no eixo de atividades livres, com a opção de formato de artigo ou resumo, conforme orientações e formatos indicados nos Anexos I e II contidos no regulamento de submissão disponível em https://doity.com.br/vsemanaetc/trabalhos.

  • Ensino
  • Pesquisa
  • Extensão
  • Atividades livres

Comissão Científica

Ana Carla de Souza Gomes dos Santos
Débora Elena Speranza do Nascimento
Isabel Cristina Pereira dos Santos Coelho
Michelle de Oliveira Abraão