Esta apresentação tem o objetivo de apresentar um recorte das atividades de pesquisa realizadas junto ao Projeto Museus e Escolas. Inicialmente, voltado para promover visitas presenciais a museus, no ano de 2020 o projeto foi reformulado para o mundo digital. A ideia central era estimular o contato e a aproximação dos estudantes com o patrimônio e os acervos museológicos. O que antes era obtido, através do contato mais direto com as obras que os museus possibilitam, passou a se dar de forma virtual. Por conta do isolamento social, impossibilitados de ir aos museus, mudamos o foco da pesquisa e passamos a investigar museus com acervos disponibilizados pela internet. Num primeiro momento, cada integrante do grupo, apontou cinco museus de seu interesse, depois de eliminadas as redundâncias, definiram dois museus para fazer um estudo mais aprofundado. O primeiro museu escolhido para nossa análise foi o Museu do Amanhã. Criado em 2016 é um dos mais novos museus do Rio de Janeiro e se tornou em pouco tempo por sua arquitetura pós-moderna, sustentável e orgânica referência e marco na paisagem da cidade. Aliando tecnologia e informação se caracteriza como um museu de ciências aplicadas, sua proposta curatorial visa apresentar de forma dinâmica e interativa “os desafios que a humanidade terá de enfrentar nas próximas décadas a partir das perspectivas da sustentabilidade e da convivência.” O objetivo do museu é mostrar que o amanhã é uma construção da qual todos participamos. O museu oferece programação de ponta através de diversas ferramentas e recursos digitais, tais como: visita virtual, publicações e atividades educativas. Instigada pela pesquisa, realizei também uma visita presencial. A instituição foi a primeira que visitei por interesse, as exposições são muito bem elaboradas e surpreendeu a maneira como apresentam os conteúdos. O museu oferece muitas oportunidades para colocar em perspectiva os tópicos da disciplina “sustentabilidade e território”. É um museu tecnológico e impressiona quando entramos em seu ambiente. A partir da pesquisa online e dos dados obtidos com a visita presencial será possível a criação de conteúdo para o compor a galeria virtual do projeto Museus e Escolas.
O IFRJ campus Niterói apresenta à toda comunidade os Anais da V Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura - V Semana ETC.
A Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura (Semana ETC) é o maior evento de extensão do IFRJ campus Niterói com o objetivo de divulgar e estimular a curiosidade científica, cultural e humanista, o caráter inquiridor e o pensamento crítico dos cidadãos. No ano de 2021, em sua 5ª edição, o evento foi composto por atividades alinhadas ao tema norteador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta. Em função da pandemia de COVID-19, a programação da V Semana ETC foi organizada no formato digital e compreendeu o III Seminário de Ensino, o III Seminário de Extensão da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o IV Seminário dos Grupos de Pesquisa do IFRJ CNIT, o 5º Encontro das Profissões, o 5º IF In Concert, além de atividades livres como oficina, palestra, entrevista e sarau literário. Os anais do evento reúnem os resumos dos projetos de ensino, pesquisa e extensão submetidos e apresentados nos respectivos seminários, e de atividades livres que abordam assuntos como radiação nuclear, empreendedorismo na criação de dispositivos eletrônicos e cultura.
Docentes, discentes e técnicos administrativos de quaisquer campi do IFRJ puderam submeter até 3 (três) trabalhos, sendo escolhido um dos eixos (pesquisa, ensino e extensão) ou uma proposta no eixo de atividades livres, com a opção de formato de artigo ou resumo, conforme orientações e formatos indicados nos Anexos I e II contidos no regulamento de submissão disponível em https://doity.com.br/vsemanaetc/trabalhos.
Comissão Científica
Ana Carla de Souza Gomes dos Santos
Débora Elena Speranza do Nascimento
Isabel Cristina Pereira dos Santos Coelho
Michelle de Oliveira Abraão