A GESTÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: IMPACTOS FINANCEIROS E INVESTIMENTOS EM NOVAS TECNOLOGIAS EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS DE ENSINO

  • Autor
  • Leilson Oliveira Fernandes
  • Co-autores
  • Milla Benicio Ribeiro de Almeida Câmara
  • Resumo
  •  

    No biênio 2020/2021, a população mundial passou por momentos difíceis devido à pandemia causada pelo novo coronavírus. Dentre as intervenções determinadas pelas autoridades, o isolamento social parece ter sido aquela mais desafiadora para os governos, empresas e indivíduos. As restrições sanitárias exigiram a adaptação de diversas atividades para a manutenção dos serviços básicos, sendo a educação uma delas. Este estudo tem o objetivo de identificar as ferramentas, recursos e esforços das instituições privadas de ensino básico no Brasil durante o período em que funcionaram de forma exclusivamente remota. A pesquisa busca ainda mensurar o impacto econômico-financeiro causado por essas adaptações, considerando-se a hipótese de que o setor tem passado por um momento crítico, devido ao cancelamento de matrículas, aumento da inadimplência, necessidade de investimento em tecnologias educacionais e despreparo das escolas e de seus profissionais para uma transição abrupta entre a modalidade presencial e a remota. Essa adaptação emergencial criou disparidades no processo educacional, que têm relação com a heterogeneidade das ferramentas e dos processos, com as diferenças de infraestrutura das escolas e de seu público-alvo, além do projeto político-pedagógico das instituições, portanto, algumas questões precisam ser regulamentadas e normatizadas. Utilizou-se a metodologia bibliográfica, a partir de fontes primárias, como relatórios de órgãos como IBGE, SINEPE-RJ, INEP, Ministério da Saúde - Governo Federal do Brasil, além da própria legislação brasileira. As fontes secundárias foram publicações nas áreas de educação, ciência ou tecnologia, nos anos de 2020 e 2021. Após a análise desses documentos, os resultados apontaram para inúmeras dificuldades enfrentadas pela gestão escolar, por sua equipe, bem como por seus alunos, como: crise financeira nas escolas particulares devido à queda nas matrículas da educação básica; falta de planejamento ou mesmo de conhecimento das propostas pedagógicas mais vinculadas às novas tecnologias; necessidade de novos investimentos durante a contenção de gastos; expectativa da escola e dos pais em relação ao retorno presencial. Assim, as algumas das conclusões do artigo foram a condição hipossuficiente das instituições para sua plena recuperação ou para vivenciarem novamente um episódio similar; soluções tecnológicas conservadoras, que buscaram replicar práticas pedagógicas tradicionais; e intensificação do trabalho docente.

  • Palavras-chave
  • pandemia, tecnologias educacionais, impacto financeiro, gestão escolar
  • Área Temática
  • Pesquisa
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O IFRJ campus Niterói apresenta à toda comunidade os Anais da V Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura - V Semana ETC.

A Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura (Semana ETC) é o maior evento de extensão do IFRJ campus Niterói com o objetivo de divulgar e estimular a curiosidade científica, cultural e humanista, o caráter inquiridor e o pensamento crítico dos cidadãos. No ano de 2021, em sua 5ª edição, o evento foi composto por atividades alinhadas ao tema norteador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta. Em função da pandemia de COVID-19, a programação da V Semana ETC foi organizada no formato digital e compreendeu o III Seminário de Ensino, o III Seminário de Extensão da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o IV Seminário dos Grupos de Pesquisa do IFRJ CNIT, o 5º Encontro das Profissões, o 5º IF In Concert, além de atividades livres como oficina, palestra, entrevista e sarau literário. Os anais do evento reúnem os resumos dos projetos de ensino, pesquisa e extensão submetidos e apresentados nos respectivos seminários, e de atividades livres que abordam assuntos como radiação nuclear, empreendedorismo na criação de dispositivos eletrônicos e cultura.

Docentes, discentes e técnicos administrativos de quaisquer campi do IFRJ puderam submeter até 3 (três) trabalhos, sendo escolhido um dos eixos (pesquisa, ensino e extensão) ou uma proposta no eixo de atividades livres, com a opção de formato de artigo ou resumo, conforme orientações e formatos indicados nos Anexos I e II contidos no regulamento de submissão disponível em https://doity.com.br/vsemanaetc/trabalhos.

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Comissão Científica

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