Este trabalho tem por objetivo apresentar a pesquisa realizada para compor a galeria virtual do projeto de pesquisa Museus e Escolas. Diante do cenário pandêmico, o projeto passou por uma reestruturação, revendo as atividades e a proposta da pesquisa, antes voltado para o estímulo às visitas presenciais em museus, mudou seu foco para a identificar a presença dos museus no ambiente virtual, observando a oferta, ou não, de passeios virtuais e atividades online. A pesquisa teve início com a elaboração de fichas resumo onde sistematizamos informações relevantes sobre as instituições abordadas. Escolhemos o Museu Histórico Nacional situado no centro da cidade do Rio de Janeiro como primeiro objeto de pesquisa. Primeiramente exploramos as páginas do site do museu, que permitem conhecer mais sobre sua história e coleções que reúne. Nesta busca, identificamos que o museu oferece, através de uma parceria com a plataforma Google Arts and Culture, parte de seu acervo, estão acessíveis mais de 558 itens organizados em 10 subseções temáticas elaboradas a partir do acervo do museu. Há também um tour virtual por 28 espaços do museu e acesso à exposição de carruagens e carros do séc. XVII ao XX, que retrata a evolução dos meios de transporte. Intitulada Do móvel ao automóvel: transitando pela história, a exposição permite uma visão ampla sobre as mudanças sociais e os meios de transporte. O museu oferece também exposição com diversos itens do período imperial, como mosquetes, espadas, quadros, esculturas, móveis, objetos religiosos, vasos, adornos e peças de vestuário. A importância do MHN pode ser apreendida pelo valor patrimonial de sua coleção e pela variedade de objetos de seu acervo. Entendemos ainda que o passeio virtual pode ser visto como instrumento que agrega valor à instituição, principalmente no contexto de pandemia, pois proporciona possibilidade de diversas pessoas conhecerem os objetos das coleções, a história que representam, além de se constituir numa opção de lazer e entretenimento. As coleções online também são um recurso extra para professores e estudantes na elaboração de suas aulas e pesquisas, permitindo também a democratização do acesso aos acervos e espaços do Museu.
O IFRJ campus Niterói apresenta à toda comunidade os Anais da V Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura - V Semana ETC.
A Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura (Semana ETC) é o maior evento de extensão do IFRJ campus Niterói com o objetivo de divulgar e estimular a curiosidade científica, cultural e humanista, o caráter inquiridor e o pensamento crítico dos cidadãos. No ano de 2021, em sua 5ª edição, o evento foi composto por atividades alinhadas ao tema norteador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta. Em função da pandemia de COVID-19, a programação da V Semana ETC foi organizada no formato digital e compreendeu o III Seminário de Ensino, o III Seminário de Extensão da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o IV Seminário dos Grupos de Pesquisa do IFRJ CNIT, o 5º Encontro das Profissões, o 5º IF In Concert, além de atividades livres como oficina, palestra, entrevista e sarau literário. Os anais do evento reúnem os resumos dos projetos de ensino, pesquisa e extensão submetidos e apresentados nos respectivos seminários, e de atividades livres que abordam assuntos como radiação nuclear, empreendedorismo na criação de dispositivos eletrônicos e cultura.
Docentes, discentes e técnicos administrativos de quaisquer campi do IFRJ puderam submeter até 3 (três) trabalhos, sendo escolhido um dos eixos (pesquisa, ensino e extensão) ou uma proposta no eixo de atividades livres, com a opção de formato de artigo ou resumo, conforme orientações e formatos indicados nos Anexos I e II contidos no regulamento de submissão disponível em https://doity.com.br/vsemanaetc/trabalhos.
Comissão Científica
Ana Carla de Souza Gomes dos Santos
Débora Elena Speranza do Nascimento
Isabel Cristina Pereira dos Santos Coelho
Michelle de Oliveira Abraão