OFICINA DE RADIAÇÃO NUCLEAR COM A METODOLOGIA POE (PREDIZER, OBSERVAR E EXPLICAR)

  • Autor
  • Eliane Luciana Cruz Leal
  • Co-autores
  • Matheus Farias Monteiro , Rafael Luiz da Silva Menezes , Thiago Correa Lacerda
  • Resumo
  • Atualmente, uma atividade deve ser versátil diante do aspecto de incertezas no mundo em processo de pandemia. Nosso foco é o Ensino, o fortalecimento do Grupo de pesquisa do IFRJ, Ciência em Aplicações e Física das Radiações e aplicar novas sequências de orientações para o processo de ensino-aprendizagem de radiação nuclear, que é um fenômeno onipresente que seus diferentes níveis levam a diferentes interpretações da interação da Radiação com a matéria, por exemplo, o corpo humano. Os conceitos ensinados de radiação são, muitas vezes, apenas citados nas nossas aulas atuais de Física e Química ou abordados de forma muito matematizada e sem nenhuma preocupação com as particularidades dos alunos. Para desenvolver estes conceitos no aluno de forma contextualizada, pretendemos usar metodologias ativas como o Predizer – Observar – Explicar (POE), que fogem das atividades experimentais tradicionais constituídas por um roteiro pré-estabelecido (cookbook) e favorecem as observações orientadas e conclusões que procurem quebrar concepções alternativas. Esta oficina tem o propósito de oferecer o contato com o ensino da Radiação através da metodologia de ativa POE (Predizer, observar e explicar) com experimentos virtuais e vídeos educativos. Estes vídeos foram produzidos pelos alunos do Programa Jovens Talentos/ FAPERJ e PIBIC. A utilização dessa metodologia visa proporcionar um processo de ensino-aprendizagem que seja centrado no aluno, tornando a Física das Radiações mais atrativa e instigante, consequentemente, tornando os participantes protagonistas do seu aprendizado. 

  • Palavras-chave
  • Metodologia Ativa, Radiação Nuclear, Experimento virtual e Vídeos educativos.
  • Área Temática
  • Atividades livres
Voltar Download

O IFRJ campus Niterói apresenta à toda comunidade os Anais da V Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura - V Semana ETC.

A Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura (Semana ETC) é o maior evento de extensão do IFRJ campus Niterói com o objetivo de divulgar e estimular a curiosidade científica, cultural e humanista, o caráter inquiridor e o pensamento crítico dos cidadãos. No ano de 2021, em sua 5ª edição, o evento foi composto por atividades alinhadas ao tema norteador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta. Em função da pandemia de COVID-19, a programação da V Semana ETC foi organizada no formato digital e compreendeu o III Seminário de Ensino, o III Seminário de Extensão da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o IV Seminário dos Grupos de Pesquisa do IFRJ CNIT, o 5º Encontro das Profissões, o 5º IF In Concert, além de atividades livres como oficina, palestra, entrevista e sarau literário. Os anais do evento reúnem os resumos dos projetos de ensino, pesquisa e extensão submetidos e apresentados nos respectivos seminários, e de atividades livres que abordam assuntos como radiação nuclear, empreendedorismo na criação de dispositivos eletrônicos e cultura.

Docentes, discentes e técnicos administrativos de quaisquer campi do IFRJ puderam submeter até 3 (três) trabalhos, sendo escolhido um dos eixos (pesquisa, ensino e extensão) ou uma proposta no eixo de atividades livres, com a opção de formato de artigo ou resumo, conforme orientações e formatos indicados nos Anexos I e II contidos no regulamento de submissão disponível em https://doity.com.br/vsemanaetc/trabalhos.

  • Ensino
  • Pesquisa
  • Extensão
  • Atividades livres

Comissão Científica

Ana Carla de Souza Gomes dos Santos
Débora Elena Speranza do Nascimento
Isabel Cristina Pereira dos Santos Coelho
Michelle de Oliveira Abraão