ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DO CRESCIMENTO POPULACIONAL E DA ADOÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NAS BACIAS DO SISTEMA LAGUNAR ITAIPU-PIRATININGA ATRAVÉS DA ANÁLISE DO ÍNDICE DE QUALIDADE DAS ÁGUAS (IQANSF & IQACCME)

  • Autor
  • Felipe de Souza Cruz
  • Co-autores
  • Andreia Maria da Anunciação Gomes
  • Resumo
  •  

    Atividades humanas têm promovido mudanças globais, causando severas modificações em ecossistemas do mundo inteiro, em particular os sistemas aquáticos continentais tem sofrido rápidas transformações pelo processo acelerado de eutrofização artificial. As Lagoas Costeiras de Niterói também vem sofrendo deste processo de alteração de suas características morfométricas e biológicas, devido a especulação imobiliária e crescimento populacional ou a adoção de políticas públicas pouco efetivas. Lagoas Costeiras, além do seu simples potencial paisagístico, constituem regiões de interface entre zonas costeias, águas interiores e águas costeias marinhas, tendo assim invariáveis serviços ambientais prestados, como: controle de inundações, manutenção de lençóis freáticos, estabilidade climática local, etc. Esse trabalho tem como objetivo avaliar como o crescimento populacional e a adoção de políticas públicas tem gerado efeitos na qualidade das águas das Bacias do Sistema Lagunar de Itaipu-Piratininga e suas lagoas. Para tanto, foram realizadas buscas bibliográficas de dados quali-quantitativa relacionados a qualidade da água e morfometria da área de estudo, além de projetos ambientais implementados na região e dados de crescimento populacional. Alguns destes, foram utilizados para confecção de gráficos para a compreensão da dinâmica espaço-temporal dos possíveis impactos ambientais. Foram estudados 7 pontos de coleta, sendo 5 em rios da bacia e 2 nas lagoas costeiras. Resultados preliminares apontam que a qualidade da água dos rios que desembocam no Sistema Lagunar de Itaipu-Piratininga, em um período de 5 anos, não apresentaram mudanças relevantes. O Rio Arrozal que apresentou média de IQANFS 33,4 em 2014 e IQANFS 30,2 em 2019, ambos dados refletindo como Categoria RUIM. Enquanto as médias de IQACCME das Lagoas, no período de 7 anos, apresentaram valores de 28,7 em 2012, e 31,4 em 2019 (Categorias PÉSSIMA). Quanto ao município de Niterói, em 10 anos (2010 a 2019) sua população cresceu em torno de 26 mil habitantes e o número de novas moradias em 39 mil unidades. Deste modo estes dados levantam a hipótese de que nos anos em estudo as medidas habitacionais e de desenvolvimento urbanístico de Niterói podem não ter obtido êxito nas questões ambientais.

  • Palavras-chave
  • monitoramento ambiental, iqa, eutrofização, evolução populacional, qualidade de água
  • Área Temática
  • Pesquisa
Voltar Download

O IFRJ campus Niterói apresenta à toda comunidade os Anais da V Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura - V Semana ETC.

A Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura (Semana ETC) é o maior evento de extensão do IFRJ campus Niterói com o objetivo de divulgar e estimular a curiosidade científica, cultural e humanista, o caráter inquiridor e o pensamento crítico dos cidadãos. No ano de 2021, em sua 5ª edição, o evento foi composto por atividades alinhadas ao tema norteador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta. Em função da pandemia de COVID-19, a programação da V Semana ETC foi organizada no formato digital e compreendeu o III Seminário de Ensino, o III Seminário de Extensão da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o IV Seminário dos Grupos de Pesquisa do IFRJ CNIT, o 5º Encontro das Profissões, o 5º IF In Concert, além de atividades livres como oficina, palestra, entrevista e sarau literário. Os anais do evento reúnem os resumos dos projetos de ensino, pesquisa e extensão submetidos e apresentados nos respectivos seminários, e de atividades livres que abordam assuntos como radiação nuclear, empreendedorismo na criação de dispositivos eletrônicos e cultura.

Docentes, discentes e técnicos administrativos de quaisquer campi do IFRJ puderam submeter até 3 (três) trabalhos, sendo escolhido um dos eixos (pesquisa, ensino e extensão) ou uma proposta no eixo de atividades livres, com a opção de formato de artigo ou resumo, conforme orientações e formatos indicados nos Anexos I e II contidos no regulamento de submissão disponível em https://doity.com.br/vsemanaetc/trabalhos.

  • Ensino
  • Pesquisa
  • Extensão
  • Atividades livres

Comissão Científica

Ana Carla de Souza Gomes dos Santos
Débora Elena Speranza do Nascimento
Isabel Cristina Pereira dos Santos Coelho
Michelle de Oliveira Abraão