O livro digital como instrumento educativo nos processos de ensino-aprendizagem

  • Autor
  • Luis Felipe Costa de Andrade
  • Resumo
  •  

     

    Este trabalho visa apresentar resultados parciais da pesquisa “O livro digital como instrumento educativo no processo de ensino-aprendizagem das linguagens visuais”, realizada na Pós-Graduação Lato Sensu em Educação e Novas Tecnologias do IFRJ Campus Niterói. O projeto parte da ideia de que a utilização de livros digitais dentro e fora das salas de aula pode ser vista como uma alternativa para o incentivo à leitura e para a dinamização dos processos de ensino-aprendizagem. Visto que quase metade da população brasileira não têm acesso à leitura, os e-Books, que são um produto digital, podem chegar aonde as bibliotecas físicas, as livrarias e os correios dificilmente chegariam, e para utilizá-los é necessário apenas um dispositivo móvel, como um smartphone. Considerando que o tema desta investigação é relativamente novo, foi necessário ampliar os instrumentos e a metodologia de pesquisa. Assim, além da revisão bibliográfica sobre as principais diferenças entre a experiência de leitura em livros físicos e virtuais (uma vez que suporte e texto trabalham juntos na produção de sentido), foi fundamental a participação em cursos de extensão sobre produção de livros digitais. Nesses cursos foram apresentados diversos tipos de livros digitais e os softwares utilizados atualmente na elaboração deles, compreendendo suas funcionalidades e o tipo de interações permitidas por cada um. Através da leitura de entrevistas com especialistas em livros digitais e buscas em sites de editoras, foi realizado um levantamento de similares, onde foram selecionados 5 exemplos de diferentes livros digitais e app-books existentes no mercado. Esses livros foram analisados com a finalidade de produzir um conjunto de referências para o projeto, identificando as principais características de cada um e os tipos de interatividade permitidos por eles. O objetivo deste trabalho é construir o protótipo de um livro digital que será desenvolvido no formato app-book, a ser utilizado como instrumento educativo para a apresentação de conteúdos da disciplina de Artes para estudantes do Ensino Médio do IFRJ. O projeto objetiva também refletir sobre a utilização de novas tecnologias nos processos de ensino-aprendizagem e as potencialidades do uso de livros digitais em projetos educativos.

  • Palavras-chave
  • leitura, livro digital, livro digital interativo, e-book, app-book.
  • Área Temática
  • Pesquisa
Voltar Download

O IFRJ campus Niterói apresenta à toda comunidade os Anais da V Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura - V Semana ETC.

A Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura (Semana ETC) é o maior evento de extensão do IFRJ campus Niterói com o objetivo de divulgar e estimular a curiosidade científica, cultural e humanista, o caráter inquiridor e o pensamento crítico dos cidadãos. No ano de 2021, em sua 5ª edição, o evento foi composto por atividades alinhadas ao tema norteador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta. Em função da pandemia de COVID-19, a programação da V Semana ETC foi organizada no formato digital e compreendeu o III Seminário de Ensino, o III Seminário de Extensão da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o IV Seminário dos Grupos de Pesquisa do IFRJ CNIT, o 5º Encontro das Profissões, o 5º IF In Concert, além de atividades livres como oficina, palestra, entrevista e sarau literário. Os anais do evento reúnem os resumos dos projetos de ensino, pesquisa e extensão submetidos e apresentados nos respectivos seminários, e de atividades livres que abordam assuntos como radiação nuclear, empreendedorismo na criação de dispositivos eletrônicos e cultura.

Docentes, discentes e técnicos administrativos de quaisquer campi do IFRJ puderam submeter até 3 (três) trabalhos, sendo escolhido um dos eixos (pesquisa, ensino e extensão) ou uma proposta no eixo de atividades livres, com a opção de formato de artigo ou resumo, conforme orientações e formatos indicados nos Anexos I e II contidos no regulamento de submissão disponível em https://doity.com.br/vsemanaetc/trabalhos.

  • Ensino
  • Pesquisa
  • Extensão
  • Atividades livres

Comissão Científica

Ana Carla de Souza Gomes dos Santos
Débora Elena Speranza do Nascimento
Isabel Cristina Pereira dos Santos Coelho
Michelle de Oliveira Abraão