PARQUE ORLA PIRATININGA SOB O VIÉS DAS SOLUÇÕES BASEADAS NA NATUREZA

  • Autor
  • Nathália Marques Silva
  • Co-autores
  • Lívia Maria da Costa Silva
  • Resumo
  •  

    Segundo a International Union for Conservation of Nature IUCN, para ser considerado uma Solução baseada na Natureza (SbN), um projeto deve abordar efetivamente os desafios sociais, priorizando os titulares de direito e benificiários, viabilizando a compreensão e documentação dos fatos, e avaliando os resultados periodicamente. Além disso, precisa assegurar ganho líquido para biodiversidade por meio de dados claros e mensuráveis, monitorando as consequências adversas e equilibrando equitativamente as compensações entre a realização dos seus objetivos principais e os custos da intervenção. Nesse interim, ser inclusivo e transparente com a população é o que capacita os processos de governança. No Brasil, o Parque Orla Piratininga (POP), empreendimento em fase de implantação em Niterói – RJ, é considerado uma das maiores SbN da América Latina. De acordo com seu projeto conceitual, pretende-se adaptar e restaurar o equilíbrio ecossistêmico da Lagoa de Piratininga, interceptando e tratando as águas pluviais urbanas que drenam para o local, com o uso de sistema de “infraestrutura verde” integrado. O projeto também prevê o fomento da atividade pesqueira na região, e criação de espaços multifuncionais com equipamentos de lazer para a população, proporcionando a reurbanização e tratamento paisagístico dos acessos à orla da lagoa. Ademais, o Sistema de Gestão do Parque incluirá educação ambiental, ecoturismo e gestão de resíduos sólidos com a finalidade de garantir a manutenção adequada da área. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar, através de pesquisa qualitativa, as informações disponíveis do Parque Orla Piratininga, colocando-as sob a ótica das Soluções baseadas na Natureza. Os materiais de embasamento principais consistem nos Projetos Conceitual, Básico e Executivo, disponibilizados pela Prefeitura Municipal de Niterói. Ademais, para cumprir com o propósito de aproximação com o conceito de SbN, foi realizada revisão bibliográfica abrangendo o tema. Em apertada síntese, observa-se que os objetivos estratégicos elencados para o POP estão em consonância com os critérios estabelecidos para uma SbN. No entanto, a ausência de informações e relatórios públicos acerca do andamento das obras e consequências adversas encontradas durante as intervenções entra em conflito com a necessidade de monitoramento periódico, documentação e transparência dos processos, pautada pela IUCN.

  • Palavras-chave
  • Infraestrutura verde, Lagoa de Piratininga, Solução baseada na Natureza.
  • Área Temática
  • Pesquisa
Voltar Download

O IFRJ campus Niterói apresenta à toda comunidade os Anais da V Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura - V Semana ETC.

A Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura (Semana ETC) é o maior evento de extensão do IFRJ campus Niterói com o objetivo de divulgar e estimular a curiosidade científica, cultural e humanista, o caráter inquiridor e o pensamento crítico dos cidadãos. No ano de 2021, em sua 5ª edição, o evento foi composto por atividades alinhadas ao tema norteador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta. Em função da pandemia de COVID-19, a programação da V Semana ETC foi organizada no formato digital e compreendeu o III Seminário de Ensino, o III Seminário de Extensão da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o IV Seminário dos Grupos de Pesquisa do IFRJ CNIT, o 5º Encontro das Profissões, o 5º IF In Concert, além de atividades livres como oficina, palestra, entrevista e sarau literário. Os anais do evento reúnem os resumos dos projetos de ensino, pesquisa e extensão submetidos e apresentados nos respectivos seminários, e de atividades livres que abordam assuntos como radiação nuclear, empreendedorismo na criação de dispositivos eletrônicos e cultura.

Docentes, discentes e técnicos administrativos de quaisquer campi do IFRJ puderam submeter até 3 (três) trabalhos, sendo escolhido um dos eixos (pesquisa, ensino e extensão) ou uma proposta no eixo de atividades livres, com a opção de formato de artigo ou resumo, conforme orientações e formatos indicados nos Anexos I e II contidos no regulamento de submissão disponível em https://doity.com.br/vsemanaetc/trabalhos.

  • Ensino
  • Pesquisa
  • Extensão
  • Atividades livres

Comissão Científica

Ana Carla de Souza Gomes dos Santos
Débora Elena Speranza do Nascimento
Isabel Cristina Pereira dos Santos Coelho
Michelle de Oliveira Abraão