Apresentamos reflexões de uma investigação que objetivou mapear a perspectiva dos estudantes sobre a relação entre os conteúdos de canais de natureza educativa (online) e aqueles disponibilizados pela escola, verificando alterações no acesso em função do isolamento social. A pesquisa foi quanti/qualitativa, foi realizada a partir da aplicação de um questionário online e realização de grupos focais online. Refletiremos sobre questões presentes nas respostas do questionário. Participaram 126 pessoas, 91 declarando-se do gênero feminino e 35 do gênero masculino. Em relação aos efeitos da pandemia sobre a família, a maioria apontou impactos econômicos e psicológicos, e revelaram terem percebido alterações em seus hábitos, sendo desânimo (77,8%) o mais significativo, seguido por: ansiedade (74,6%), concentração (71,4%), sono (70,6%), humor (64,3%), apetite (54%), sendo possível marcar mais de uma resposta. Indagados sobre com quantos professores deveriam estar tendo aula, 73% disseram 8 professores, 23% de 4 a 8 professores, e 4% deveriam estar tendo aula com até 3 professores. No início da pandemia, a maioria respondeu que não estava mantendo contato com nenhum professor (28,8%), com 1, 2 ou 3 professores 22,4%, 20,8% e 17,6% respectivamente. É possível perceber que naquele momento os estudantes ficaram órfãos não só da escola, mas também do contato com seus professores. Em relação aos aspectos que mais sentiam falta na escola os mais ressaltados foram a rotina de sair de casa, os colegas, com 75,4% cada, seguidos das aulas (57,1%), dos professores (33,3%), das atividades culturais desenvolvidas na escola (18,3%) e de participar dos coletivos (4,8%). A análise revelou, entre outras questões, que a interrupção das aulas presenciais trouxe uma série de impactos para a vida dos estudantes. E a “ausência” da escola, somada à pandemia, gerou - além dos impactos mencionados - um sentimento de vazio, o que de certa forma aponta para a importância da escola na organização da rotina desses jovens, que neste momento tiveram um borramento das fronteiras entre os espaços/tempos da casa e da escola, e dos seus papéis sociais, que se tornaram ainda mais evidente que a escola tem um lugar central no que Perrenoud denomina “ofício do aluno”.
O IFRJ campus Niterói apresenta à toda comunidade os Anais da V Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura - V Semana ETC.
A Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura (Semana ETC) é o maior evento de extensão do IFRJ campus Niterói com o objetivo de divulgar e estimular a curiosidade científica, cultural e humanista, o caráter inquiridor e o pensamento crítico dos cidadãos. No ano de 2021, em sua 5ª edição, o evento foi composto por atividades alinhadas ao tema norteador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta. Em função da pandemia de COVID-19, a programação da V Semana ETC foi organizada no formato digital e compreendeu o III Seminário de Ensino, o III Seminário de Extensão da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o IV Seminário dos Grupos de Pesquisa do IFRJ CNIT, o 5º Encontro das Profissões, o 5º IF In Concert, além de atividades livres como oficina, palestra, entrevista e sarau literário. Os anais do evento reúnem os resumos dos projetos de ensino, pesquisa e extensão submetidos e apresentados nos respectivos seminários, e de atividades livres que abordam assuntos como radiação nuclear, empreendedorismo na criação de dispositivos eletrônicos e cultura.
Docentes, discentes e técnicos administrativos de quaisquer campi do IFRJ puderam submeter até 3 (três) trabalhos, sendo escolhido um dos eixos (pesquisa, ensino e extensão) ou uma proposta no eixo de atividades livres, com a opção de formato de artigo ou resumo, conforme orientações e formatos indicados nos Anexos I e II contidos no regulamento de submissão disponível em https://doity.com.br/vsemanaetc/trabalhos.
Comissão Científica
Ana Carla de Souza Gomes dos Santos
Débora Elena Speranza do Nascimento
Isabel Cristina Pereira dos Santos Coelho
Michelle de Oliveira Abraão