Resumo: Esta pesquisa tem como base as experiências vivenciadas pela autora com grupos de moradores e visitantes nas áreas de trilhas do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET), localizado em Niterói-RJ. Essas experiências foram orientadas por meio da aplicação de técnicas de condução ambiental e enriquecidas pelo contato com a fauna silvestre local, mediante a utilização de espécimes taxidermizados, como alternativas para a educação ambiental. As vivências realizadas dentro do próprio PESET foram ainda complementadas através de conversas com os participantes, nas quais era pedido que eles compartilhassem, de maneira livre e espontânea, suas impressões ou pequenos relatos pertinentes às atividades. Buscou-se extrair dessas experiências, percepções sobre o efeito da aplicação dessas estratégias de educação ambiental na mudança de atitude, de discurso e no sentimento de pertencimento em relação ao seu ambiente. O processo de pertencimento é fundamental para a sensibilização sobre questões ambientais e impactos negativos relacionados à fauna silvestre local. A noção de pertencimento nos remete a necessidade de nos sentirmos como pertencentes a tal lugar e ao mesmo tempo sentir que esse tal lugar nos pertence, despertando interesse em interferir nos rumos desse tal lugar. As conclusões preliminares são de que o uso de animais taxidermizados acabam gerando uma percepção mais concreta da vida que ali habita e dos impactos que sofrem. Já a condução ambiental possibilitou o acesso às trilhas e aumentou a qualidade da visitação, enriquecendo a experiência com informações relevantes sobre história, patrimônio geológico e hídrico, fauna e flora, estimulando também a interatividade ao longo das trilhas. Foi perceptível, através das experiências e relatos dos visitantes, que a condução ambiental e a taxidermia contribuem uma com a outra e são eficientes em maximizar o efeito de conscientização, despertando na população do entorno o sentido de pertencimento como um elemento comum de descobertas e ações com o foco na conscientização ambiental e envolvimento para a conservação do patrimônio natural local. Espera-se que as experiências bem sucedidas, relatadas neste estudo, possam inspirar a ampliação na aplicação dessas ferramentas não só na região do PESET, como também em outras regiões do Brasil.
O IFRJ campus Niterói apresenta à toda comunidade os Anais da V Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura - V Semana ETC.
A Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura (Semana ETC) é o maior evento de extensão do IFRJ campus Niterói com o objetivo de divulgar e estimular a curiosidade científica, cultural e humanista, o caráter inquiridor e o pensamento crítico dos cidadãos. No ano de 2021, em sua 5ª edição, o evento foi composto por atividades alinhadas ao tema norteador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta. Em função da pandemia de COVID-19, a programação da V Semana ETC foi organizada no formato digital e compreendeu o III Seminário de Ensino, o III Seminário de Extensão da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o IV Seminário dos Grupos de Pesquisa do IFRJ CNIT, o 5º Encontro das Profissões, o 5º IF In Concert, além de atividades livres como oficina, palestra, entrevista e sarau literário. Os anais do evento reúnem os resumos dos projetos de ensino, pesquisa e extensão submetidos e apresentados nos respectivos seminários, e de atividades livres que abordam assuntos como radiação nuclear, empreendedorismo na criação de dispositivos eletrônicos e cultura.
Docentes, discentes e técnicos administrativos de quaisquer campi do IFRJ puderam submeter até 3 (três) trabalhos, sendo escolhido um dos eixos (pesquisa, ensino e extensão) ou uma proposta no eixo de atividades livres, com a opção de formato de artigo ou resumo, conforme orientações e formatos indicados nos Anexos I e II contidos no regulamento de submissão disponível em https://doity.com.br/vsemanaetc/trabalhos.
Comissão Científica
Ana Carla de Souza Gomes dos Santos
Débora Elena Speranza do Nascimento
Isabel Cristina Pereira dos Santos Coelho
Michelle de Oliveira Abraão