Em uma competição de robótica existem várias situações (modalidades) que têm de ser atendidas ou resolvidas, vencendo a solução que alcançar o melhor desempenho. Essas modalidades são simulações da realidade, mas em escala acadêmica, como o caso dos protótipos seguidores de linha que tem o objetivo de atravessar ambientes acidentados para o resgate de vítimas humanas. A solução, na forma de protótipos robóticos, é desenvolvida por grupos de alunos separados em categorias, conforme o seu nível escolar. Além do conhecimento técnico necessário na elaboração das montagens eletrônicas e na programação dos módulos de comando, os alunos são encorajados a resolver o problema da forma mais inovadora, estimulando o espírito de colaboração, criatividade e pensamento crítico. Face a pandemia, as competições substituíram as disputas presencias com montagens físicas por plataformas online de simulação robótica, onde as equipes participantes desenvolvem apenas a programação para os protótipos virtuais que tem um comportamento similar aos protótipos físicos. O projeto proposto consiste na criação de equipes no campus Niterói, na capacitação dos alunos, na organização e elaboração das montagens eletrônicas para apresentação em eventos de competição de robótica. A primeira equipe criada no projeto, a Nitec, estreou na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), em 2020, com menos de 1 mês de projeto, alcançando bons resultados. No ano seguinte, agora com 2 equipes (Nitec e Wall-if), foram alcançadas a 13ª e a 16ª posições. Para 2022, prevendo o retorno presencial e a continuidade da plataforma on-line de simulação, as equipes trabalharão em duas frentes, no desenvolvimento dos protótipos eletrônicos e no aprimoramento dos algoritmos para a versão de simulação online.
O IFRJ campus Niterói apresenta à toda comunidade os Anais da V Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura - V Semana ETC.
A Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura (Semana ETC) é o maior evento de extensão do IFRJ campus Niterói com o objetivo de divulgar e estimular a curiosidade científica, cultural e humanista, o caráter inquiridor e o pensamento crítico dos cidadãos. No ano de 2021, em sua 5ª edição, o evento foi composto por atividades alinhadas ao tema norteador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta. Em função da pandemia de COVID-19, a programação da V Semana ETC foi organizada no formato digital e compreendeu o III Seminário de Ensino, o III Seminário de Extensão da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o IV Seminário dos Grupos de Pesquisa do IFRJ CNIT, o 5º Encontro das Profissões, o 5º IF In Concert, além de atividades livres como oficina, palestra, entrevista e sarau literário. Os anais do evento reúnem os resumos dos projetos de ensino, pesquisa e extensão submetidos e apresentados nos respectivos seminários, e de atividades livres que abordam assuntos como radiação nuclear, empreendedorismo na criação de dispositivos eletrônicos e cultura.
Docentes, discentes e técnicos administrativos de quaisquer campi do IFRJ puderam submeter até 3 (três) trabalhos, sendo escolhido um dos eixos (pesquisa, ensino e extensão) ou uma proposta no eixo de atividades livres, com a opção de formato de artigo ou resumo, conforme orientações e formatos indicados nos Anexos I e II contidos no regulamento de submissão disponível em https://doity.com.br/vsemanaetc/trabalhos.
Comissão Científica
Ana Carla de Souza Gomes dos Santos
Débora Elena Speranza do Nascimento
Isabel Cristina Pereira dos Santos Coelho
Michelle de Oliveira Abraão