ASSESSORIA TÉCNICA AO FÓRUM DE ECOSOL DE NITERÓI NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR

  • Autor
  • Fernanda Deborah Barbosa Lima
  • Co-autores
  • Micaella Porfírio Rocha de Souza
  • Resumo
  • Constituir-se e atuar enquanto Entidade de Apoio e Fomento (EAF) aos grupos de trabalhadoras/es que integram o movimento social da Economia Solidária (Ecosol) é um dos principais objetivos de uma Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (ITES). A ITES IFRJ Niterói vem se consolidando enquanto EAF numa articulação com o Grupo de Trabalho (GT) de Formação do Fórum de Economia Solidária (FES) de Niterói, a partir do projeto em andamento "Rede de Educadores Populares de Ecosol de Niterói". No âmbito deste GT, a ITES apoia as formações, que são levantadas, sistematizadas e ofertadas de modo contínuo e virtual, dada a permanência da pandemia do COVID-19. As reuniões e oficinas técnicas e políticas são construídas pelo grupo com base nos princípios da Ecosol e estruturadas sob as premissas metodológicas da educação popular de dialogicidade, horizontalidade, valorização das vivências e da cultura popular e conscientização política da realidade social. Nessa experiência, estudantes, servidores e trabalhadoras/es são educadores populares que contribuem com seus saberes, vivências e disponibilidades, e realizam estudos e pesquisas nos temas de interesse do movimento. Um dos princípios da Ecosol que orienta o funcionamento e as práticas no GT de Formação e na ITES é a autogestão, ou seja, todas as pessoas envolvidas têm igual participação decisória na construção e promoção das ações de extensão. Entre as principais atividades realizadas estão as formações mensais/ quinzenais de Introdução à Economia Solidária, destinadas às novas pessoas que se cadastraram para participar do Fórum; as formações mensais durante as Plenárias do FES-Niterói; o curso de formação para educadores populares, voltado para integrantes do Fórum que manifestam interesse em compartilhar seus saberes através de oficinas na perspectiva da educação popular. Além de contribuir para a sistematização e oferta das atividades formativas, a ITES vem desenvolvendo tecnologias sociais para produção e organização de registros e arquivos do GT de Formação, e suporte tecnológico para a realização das plenárias mensais do Fórum. Desta forma, a ITES tem dado continuidade a assessoria técnica ao movimento niteroiense de Ecosol, que emerge com o intuito de fortalecer uma economia justa, solidária, autogestionária e sustentável na cidade de Niterói.

  • Palavras-chave
  • assessoria técnica, educação popular, tecnologias sociais, Incubadora Tecnológica de Economia Solidária, Fórum de Economia Solidária de Niterói.
  • Área Temática
  • Extensão
Voltar Download

O IFRJ campus Niterói apresenta à toda comunidade os Anais da V Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura - V Semana ETC.

A Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura (Semana ETC) é o maior evento de extensão do IFRJ campus Niterói com o objetivo de divulgar e estimular a curiosidade científica, cultural e humanista, o caráter inquiridor e o pensamento crítico dos cidadãos. No ano de 2021, em sua 5ª edição, o evento foi composto por atividades alinhadas ao tema norteador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta. Em função da pandemia de COVID-19, a programação da V Semana ETC foi organizada no formato digital e compreendeu o III Seminário de Ensino, o III Seminário de Extensão da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o IV Seminário dos Grupos de Pesquisa do IFRJ CNIT, o 5º Encontro das Profissões, o 5º IF In Concert, além de atividades livres como oficina, palestra, entrevista e sarau literário. Os anais do evento reúnem os resumos dos projetos de ensino, pesquisa e extensão submetidos e apresentados nos respectivos seminários, e de atividades livres que abordam assuntos como radiação nuclear, empreendedorismo na criação de dispositivos eletrônicos e cultura.

Docentes, discentes e técnicos administrativos de quaisquer campi do IFRJ puderam submeter até 3 (três) trabalhos, sendo escolhido um dos eixos (pesquisa, ensino e extensão) ou uma proposta no eixo de atividades livres, com a opção de formato de artigo ou resumo, conforme orientações e formatos indicados nos Anexos I e II contidos no regulamento de submissão disponível em https://doity.com.br/vsemanaetc/trabalhos.

  • Ensino
  • Pesquisa
  • Extensão
  • Atividades livres

Comissão Científica

Ana Carla de Souza Gomes dos Santos
Débora Elena Speranza do Nascimento
Isabel Cristina Pereira dos Santos Coelho
Michelle de Oliveira Abraão