VITRINES TECNOLÓGICAS: É POSSÍVEL DEMOCRATIZAR A VISIBILIDADE NAS REDES?

  • Autor
  • Milla Benicio
  • Co-autores
  • Ana Júlya Araújo de Oliveira Marques , Gabriel do Nascimento Pereira Lima de Oliveira , Julia Viana
  • Resumo
  • O advento e popularização da internet instituiu uma nova lógica de interação, potencialmente mais democrática por abrigar maior pluralidade de vozes. Embora o ecossistema de mídia tenha se transformado, a revolução tecnológica não tem significado emancipação social: existe uma relação de continuidade entre os novos arranjos no campo da comunicação e forças políticas e econômicas já instituídas. Essa desigualdade parece pautar-se principalmente na dinâmica de visibilidade das plataformas digitais, resultante de uma complexa articulação entre fatores sociais, econômicos, políticos e, é claro, técnicos. A navegação personalizada, cuja melhor representação é o feed de notícias do Facebook, faz com que a presença online esteja condicionada a sistemas de classificação e filtragem que tendem a beneficiar “quem fala mais alto”. Tendo isso em vista, o projeto “Vitrines Tecnológicas: uma inovação a favor dos Institutos Federais” foi criado, com o objetivo principal de encorajar iniciativas acadêmicas a buscarem visibilidade em ambientes digitais, bem como estimular a divulgação científica. Assim, o trabalho das Vitrines tem sido transformar conhecimento acadêmico em informação acessível, sob diferentes formatos, para um público de leigos ou para determinados nichos fora do universo acadêmico. A parte fundamental deste trabalho é treinar o olhar do docente para a adequação de seus enunciados na web, bem como formar nossos alunos para uma cultura digital.

  • Palavras-chave
  • redes sociais, visibilidade, Vitrines Tecnológicas
  • Área Temática
  • Pesquisa
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O IFRJ campus Niterói apresenta à toda comunidade os Anais da V Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura - V Semana ETC.

A Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura (Semana ETC) é o maior evento de extensão do IFRJ campus Niterói com o objetivo de divulgar e estimular a curiosidade científica, cultural e humanista, o caráter inquiridor e o pensamento crítico dos cidadãos. No ano de 2021, em sua 5ª edição, o evento foi composto por atividades alinhadas ao tema norteador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta. Em função da pandemia de COVID-19, a programação da V Semana ETC foi organizada no formato digital e compreendeu o III Seminário de Ensino, o III Seminário de Extensão da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o IV Seminário dos Grupos de Pesquisa do IFRJ CNIT, o 5º Encontro das Profissões, o 5º IF In Concert, além de atividades livres como oficina, palestra, entrevista e sarau literário. Os anais do evento reúnem os resumos dos projetos de ensino, pesquisa e extensão submetidos e apresentados nos respectivos seminários, e de atividades livres que abordam assuntos como radiação nuclear, empreendedorismo na criação de dispositivos eletrônicos e cultura.

Docentes, discentes e técnicos administrativos de quaisquer campi do IFRJ puderam submeter até 3 (três) trabalhos, sendo escolhido um dos eixos (pesquisa, ensino e extensão) ou uma proposta no eixo de atividades livres, com a opção de formato de artigo ou resumo, conforme orientações e formatos indicados nos Anexos I e II contidos no regulamento de submissão disponível em https://doity.com.br/vsemanaetc/trabalhos.

  • Ensino
  • Pesquisa
  • Extensão
  • Atividades livres

Comissão Científica

Ana Carla de Souza Gomes dos Santos
Débora Elena Speranza do Nascimento
Isabel Cristina Pereira dos Santos Coelho
Michelle de Oliveira Abraão