No TCC será apresentada a história relacionada ao cuidado em saúde mental, sendo conhecida como o cuidado com a loucura, a abertura de hospitais psiquiátricos para o cuidado de indivíduos nomeados pela sociedade como loucos. Após estudos podemos dizer que no Brasil o cuidado psiquiátrico se deu início ainda no período colonial no século XVII. Atualmente o Sistema Único de Saúde (SUS) é um dispositivo conhecido e utilizado pela sociedade, porém podemos dizer que ainda pouco procurado. Sendo assim, esse artigo se debruça sobre a realidade do tratamento psicossocial na cidade do Rio de Janeiro para analisar a necessidade da ampliação dos CAPS, a deficiência relacionada à quantidade de unidade por território e o serviço terceirizado. E estudar o caso do CAPS AD III Paulo da Portela, localizado na zona norte do Rio de Janeiro. O CAPS é composto por uma equipe multiprofissional, e que atua numa perspectiva interdisciplinar, em que o saber da Medicina, Enfermagem, Psicologia, Terapia Ocupacional, Educação Física, Atores, Redutores de Danos, Assistente Social, integram-se para que cada uma dessas áreas de atuação contribua para o paciente tenho o melhor resultado e resolução mais rápido possível de seus sintomas. Essa equipe precisa reunir-se periodicamente, discutir casos e convergir para decisões para atender o paciente. O cuidado por território possibilita o acompanhamento de equipe em visitas domiciliar em situações do paciente não voltar para seguir com seu tratamento. (autor, ano). Ainda existe área programática que não possui uma unidade para tratamento específico de Álcool e outras Drogas, o que dificulta o cuidado com a sociedade. O CAPS AD III Paulo da Portela abrange território na zona norte do Rio de janeiro, composta por 29 bairros com uma população de 1.100.000 pessoas. Essa população que recebia no ano de 2015 um serviço público destinado a tratamento de álcool e drogas, sendo o único nesse território. O trabalho foi construído entre gestão e equipe, para que pudesse seguir com o cuidado do sofrimento acompanhado do uso abusivo com o intuito de garantir a inclusão do indivíduo na sociedade com o acompanhamento baseado na palavra e em alguns casos com medicações.
O IFRJ campus Niterói apresenta à toda comunidade os Anais da V Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura - V Semana ETC.
A Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura (Semana ETC) é o maior evento de extensão do IFRJ campus Niterói com o objetivo de divulgar e estimular a curiosidade científica, cultural e humanista, o caráter inquiridor e o pensamento crítico dos cidadãos. No ano de 2021, em sua 5ª edição, o evento foi composto por atividades alinhadas ao tema norteador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta. Em função da pandemia de COVID-19, a programação da V Semana ETC foi organizada no formato digital e compreendeu o III Seminário de Ensino, o III Seminário de Extensão da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o IV Seminário dos Grupos de Pesquisa do IFRJ CNIT, o 5º Encontro das Profissões, o 5º IF In Concert, além de atividades livres como oficina, palestra, entrevista e sarau literário. Os anais do evento reúnem os resumos dos projetos de ensino, pesquisa e extensão submetidos e apresentados nos respectivos seminários, e de atividades livres que abordam assuntos como radiação nuclear, empreendedorismo na criação de dispositivos eletrônicos e cultura.
Docentes, discentes e técnicos administrativos de quaisquer campi do IFRJ puderam submeter até 3 (três) trabalhos, sendo escolhido um dos eixos (pesquisa, ensino e extensão) ou uma proposta no eixo de atividades livres, com a opção de formato de artigo ou resumo, conforme orientações e formatos indicados nos Anexos I e II contidos no regulamento de submissão disponível em https://doity.com.br/vsemanaetc/trabalhos.
Comissão Científica
Ana Carla de Souza Gomes dos Santos
Débora Elena Speranza do Nascimento
Isabel Cristina Pereira dos Santos Coelho
Michelle de Oliveira Abraão