“QUEM VÊ CLOSE, NÃO VÊ CORRE”: MEMÓRIAS DE DOCENTES DO IFRJ NITERÓI SOBRE LUTAS NA ADOLESCÊNCIA

  • Autor
  • André Souza Brito
  • Co-autores
  • Ana Clara Vieira Barbosa , Maria Eduarda Ilha de Freitas , Jennifer Francis Pereira de Medeiros , Larissa Gomes dos Santos Marciano
  • Resumo
  •  

    O artigo representa um recorte que incide sobre resultados parciais do projeto “Trajetórias educacionais e profissionais de docentes do IFRJ campus Niterói: história e memória”, cujos objetivos são recuperar, registrar e analisar aspectos biográficos de docentes a partir da coleta de depoimentos orais, os quais foram transcritos. A metodologia utilizada na elaboração da pesquisa e deste trabalho apoiou-se em procedimentos teórico-metodológicos da História Oral, fazendo uso de um acervo constituído de transcrições de 19 entrevistas concedidas por docentes de áreas técnicas e propedêuticas. Esse acervo foi elaborado pela equipe de pesquisa autora deste artigo ao longo de dois anos de trabalho. O artigo pretende sintetizar resultados de uma análise temática do conteúdo dessas entrevistas, abarcando apenas uma categoria analítica, a qual pode ser expressa na seguinte questão: Que situações desafiadoras ou “lutas” os professores tiveram de enfrentar na adolescência e início da juventude para levar a cabo os estudos? A conjuntura atual atravessada por múltiplas crises que se retroalimentam (crise econômica, sanitária, política, educacional etc.), repercute no contexto da educação e se materializa muitas vezes em desesperança e evasão escolar. Não nos apoiamos em argumentos fundados na lógica meritocrática, mas acreditamos o compartilhamento de fragmentos das histórias de luta de docentes pode contribuir com o processo de reflexão e autoconhecimento da comunidade acadêmica, bem como pode inspirar os discentes em suas lutas do tempo presente.

     

     

     

  • Palavras-chave
  • História oral de vida, memórias de luta de docentes, reflexões sobre a docência em tempos de crise.
  • Área Temática
  • Pesquisa
Voltar Download

O IFRJ campus Niterói apresenta à toda comunidade os Anais da V Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura - V Semana ETC.

A Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura (Semana ETC) é o maior evento de extensão do IFRJ campus Niterói com o objetivo de divulgar e estimular a curiosidade científica, cultural e humanista, o caráter inquiridor e o pensamento crítico dos cidadãos. No ano de 2021, em sua 5ª edição, o evento foi composto por atividades alinhadas ao tema norteador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta. Em função da pandemia de COVID-19, a programação da V Semana ETC foi organizada no formato digital e compreendeu o III Seminário de Ensino, o III Seminário de Extensão da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o IV Seminário dos Grupos de Pesquisa do IFRJ CNIT, o 5º Encontro das Profissões, o 5º IF In Concert, além de atividades livres como oficina, palestra, entrevista e sarau literário. Os anais do evento reúnem os resumos dos projetos de ensino, pesquisa e extensão submetidos e apresentados nos respectivos seminários, e de atividades livres que abordam assuntos como radiação nuclear, empreendedorismo na criação de dispositivos eletrônicos e cultura.

Docentes, discentes e técnicos administrativos de quaisquer campi do IFRJ puderam submeter até 3 (três) trabalhos, sendo escolhido um dos eixos (pesquisa, ensino e extensão) ou uma proposta no eixo de atividades livres, com a opção de formato de artigo ou resumo, conforme orientações e formatos indicados nos Anexos I e II contidos no regulamento de submissão disponível em https://doity.com.br/vsemanaetc/trabalhos.

  • Ensino
  • Pesquisa
  • Extensão
  • Atividades livres

Comissão Científica

Ana Carla de Souza Gomes dos Santos
Débora Elena Speranza do Nascimento
Isabel Cristina Pereira dos Santos Coelho
Michelle de Oliveira Abraão