AVALIANDO A GARANTIA DO DIREITO À SAÚDE EM ENGENHEIRO PAULO DE FRONTIN E MIGUEL PEREIRA POR MEIO DA DUPLA IMPORTÂNCIA DO VÍNCULO PARA A CONTINUIDADE DAS AÇÕES DE SAÚDE PÚBLICA

  • Autor
  • Rodrigo dos Santos Borges
  • Co-autores
  • Cristiane Moreira da Silva , Isis Paiva de Marins , Giulia Fernanda Rodrigues Augusto
  • Resumo
  • A saúde é considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) um direito humano, sendo constitucionalmente garantida pelo artigo 196 da Constituição Federal de 1988. Pensando nessa questão, objetivamos avaliar como o vínculo, em suas dimensões afetiva e profissional, possui relevância para a qualificação dos serviços de saúde nos municípios fluminenses de Engenheiro Paulo de Frontin e Miguel Pereira.  Pretendemos avaliar a relação entre a continuidade do cuidado e a estabilidade funcional dos servidores, propondo alternativas para a melhoria da oferta dos serviços e a garantia efetiva do direito à saúde. Para tanto, desenvolvemos uma análise quali-quantitativa dos vínculos funcionais do Sistema Único de Saúde dessas localidades, precedida por  revisão de literatura sobre a importância dos vínculos afetivos na promoção e proteção da saúde. O procedimento de coleta de dados baseou-se no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) tendo como marco temporal o mês de março de 2021. Os dados foram tratados de acordo com as tipologias funcionais estabelecidas pela portaria n°2.022/2017 do Ministério da Saúde. Percebemos, a partir dos dados do CNES, que, seguindo o padrão nacional imposto pela Emenda Constitucional 19/1998, há, para os municípios estudados, um padrão de contratação multivínculo, que se acentua nos serviços de maior complexidade, ocasionando a alta rotatividade dos servidores, o que pode dificultar a formação de vínculos afetivos contínuos. Essa dificuldade ocorreria porque servidores não efetivos tendem a ser exonerados com maior frequência que os estatutários. Como a formação de vínculos afetivos demanda longo período de tempo, a precarização dos vínculos funcionais impacta diretamente na qualidade da prestação dos serviços. Como alternativa, sugerimos que as administrações locais organizem os serviços do SUS municipal, tendo como norte a contratação de profissionais com vínculos funcionais permanentes. Tal modelo já é previsto pelo Regime Jurídico Único (RJU) dos servidores públicos. Essa indicação tem respaldo em seu potencial de aumento na adesão ao tratamento, a partir da formação de vínculos afetivos entre equipe e população; o que é especialmente relevante para as unidades de atenção primária, que possuem em seu escopo de ação, o cuidado longitudinal da população. 

  • Palavras-chave
  • Sistema Único de Saúde, Vínculo, Miguel Pereira, Engenheiro Paulo de Frontin, Saúde pública.
  • Área Temática
  • Pesquisa
Voltar Download

O IFRJ campus Niterói apresenta à toda comunidade os Anais da V Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura - V Semana ETC.

A Semana de Educação, Tecnologia, Ciência e Cultura (Semana ETC) é o maior evento de extensão do IFRJ campus Niterói com o objetivo de divulgar e estimular a curiosidade científica, cultural e humanista, o caráter inquiridor e o pensamento crítico dos cidadãos. No ano de 2021, em sua 5ª edição, o evento foi composto por atividades alinhadas ao tema norteador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta. Em função da pandemia de COVID-19, a programação da V Semana ETC foi organizada no formato digital e compreendeu o III Seminário de Ensino, o III Seminário de Extensão da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o IV Seminário dos Grupos de Pesquisa do IFRJ CNIT, o 5º Encontro das Profissões, o 5º IF In Concert, além de atividades livres como oficina, palestra, entrevista e sarau literário. Os anais do evento reúnem os resumos dos projetos de ensino, pesquisa e extensão submetidos e apresentados nos respectivos seminários, e de atividades livres que abordam assuntos como radiação nuclear, empreendedorismo na criação de dispositivos eletrônicos e cultura.

Docentes, discentes e técnicos administrativos de quaisquer campi do IFRJ puderam submeter até 3 (três) trabalhos, sendo escolhido um dos eixos (pesquisa, ensino e extensão) ou uma proposta no eixo de atividades livres, com a opção de formato de artigo ou resumo, conforme orientações e formatos indicados nos Anexos I e II contidos no regulamento de submissão disponível em https://doity.com.br/vsemanaetc/trabalhos.

  • Ensino
  • Pesquisa
  • Extensão
  • Atividades livres

Comissão Científica

Ana Carla de Souza Gomes dos Santos
Débora Elena Speranza do Nascimento
Isabel Cristina Pereira dos Santos Coelho
Michelle de Oliveira Abraão