A CLASSIFICAÇÃO DE LITERATURA INFANTIL: POSSIBILIDADES DE SUBCATEGORIAS

  • Autor
  • Adriana Lourenço
  • Co-autores
  • Soraya Dias da Fonseca
  • Resumo
  •  

    Os sistemas de classificação foram um marco na história da organização da informação e até hoje são importantes para a ordenação e recuperação da informação. No entanto, esses sistemas possuem uma lacuna no tratamento da literatura infantil, assim essa pesquisa teve como objetivo aplicar os critérios das Dimensões de Ficção propostos por Pejtersen (1978) a um acervo de literatura infantil, de modo a propor subdivisões mais específicas. A partir de processo experimental em acervo de 100 obras, os critérios de Pejtersen foram aplicados, resultando em 6 (seis) subcategorias. Considerou-se que outros acervos podem se utilizar dessas subcategorias para a classificação.

     

     

  • Palavras-chave
  • Classificação Bibliográfica, Classificação de Literatura Infantil, Dimensões de Ficção
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Organização da Informação e do Conhecimento
Voltar Download

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas (PPGCI/UFAL), com o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e Fundação de Amaparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) realizou, no período de 01 a 03 de neovembro de 2023, o V Seminário Internacional de Informação, Tecnologia e Inovação (Siti), com o objetivo de comunicar e divulgar pesquisas concluídas e também em andamento de discentes e pesquisadores do PPGCI.

Em sua quinta edição, o evento dá continuidade ao processo de internacionalização das atividades do PPGCI/UFAL.  O evento promoveu mais uma vez o fortalecimento das relações entre pós-graduação em Ciência da Informação e graduação de Biblioteconomia, Sistemas de Informação, Administração e Comunicação.

Nesta edição, foram realizadas palestras e comunicações orais de pesquisa em andamento de mestres (as), doutores (as), doutorandos (as), mestrandos(as) e graduandos (as), sendo que alguns destes foram produzidos em colaboração com os(as) seus(suas) respectivos(as) orientadores(as) e coorientadores(as).

O evento contou com um total de 191 inscritos, 35 comunicações apresentadas oralmente, 2 palestras nacionais e 2 palestras internacionais. As comunicações orais foram realizadas de forma presencial no Auditório do Centro de Inovação - Polo Tecnológico do Jaraguá, em Maceió, Alagoas. As palestras e conferências do horário noturno aconteceram ONLINE e foram transmitidas pelo canal do PPGCI/UFAL no YouTube. 

 

 

Os trabalhos poderão ser apresentados nas modalidades:

Comunicação Oral (Trabalho Completo)

Pôster (Resumo expandido)

Para submissão de trabalhos, o(s) autor(es) deve(m) indicar o Eixo Temático.

A seleção dos trabalhos ocorrerá a partir da análise das submissões pela comissão científica.

Os arquivos podem ser enviados nos formato word (.doc ou .docx) e/ou formato adobe (.pdf).

As comunicações orais são sessões presenciais e públicas de apresentação de trabalhos. O tempo de apresentação na modalidade comunicação oral será de 10 minutos para apresentação e 5 minutos para discussão. Os apresentadores deverão estar presentes 30 minutos antes do início da sessão para a inclusão/organização do material de sua apresentação. Serão disponibilizados projetor multimídia e computador para apresentação.

As comunicações na modalidade pôster são sessões presencias com a exposição de banner impresso e fixado no local de realização do evento. Cada autor de pôster deverá estar à disposição dos interessados em consultar seu trabalho pelo período de meia hora (permanecendo junto ao pôster), relacionado na programação do Seminário. Será verificada a presença do apresentador no local do pôster, pela Comissão Organizadora e Comissão Científica.

Os trabalhos selecionados poderão ser apresentados por até dois dos seus autores. Todos receberão certificado como autores do trabalho, desde que o mesmo tenha sido apresentado.

Caso o trabalho tenha sido aceito para apresentação e não tenha sido apresentado no dia e horário indicado pela organização do evento, estará automaticamente eliminado e não constará na publicação dos anais do evento. 

Adriana Lourenço

Dalgiza Andrade Oliveira

Francisca Rosaline Leite Mota

Isaac Roberto Ferreira

João Rodrigo Santos Ferreira

Luiz Tenório Filho

Lívia Aparecida Ferreira Lenzi

Marcos Aparecido Rodrigues do Prado

Marcos Auélrio Gomes

Mayara Wasty Nascimento de Farias

Maytê Luanna Dias de Melo

Natanael Vitor Sobral

Nelma Camêlo Araujo

Priscila Muniz de Medeiros

Priscilla Nunes Peixoto

Robéria de Lourdes de Vasconcelos Andrade

Roseane Souza de Mendonça

Victor Lemos Tenório

Willian Lima Melo

Zayr Claúdio Gomes da Silva

 

Equipe de Editoração Eletrônica

 

Prof. Dr. Edivanio Duarte de Souza 

Profa. Dra. Francisca Rosaline Leite Mota

Profa. Dra. Guilhermina de Melo Terra 

Profa. Dra. Magnólia Rejane Andrade Dos Santos

Prof. Dr. Marcos Aparecido Rodrigues do Prado

Profa. Dra. Maria Lívia Pacheco de Oliveira

Prof. Dr. Willian Lima Melo

 

 

 

Corpo Editorial: 

Profa. Dra. Dalgiza Andrade Oliveira

Prof. Dr. Edivanio Duarte de Souza

Profa. Dra. Francisca Rosaline Leite Mota

Prof. Dr. Marcos Aparecido Rodrigues do Prado

Profa. Dra. Nelma Camêlo Araujo

Prof. Dr. Ronaldo Ferreira Araujo

Periodicidade: Anual

Autor Corporativo: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas

Endereço:

Av. Lourival Melo Mota, S/N 
Tabuleiro do Martins
Maceió - AL
CEP 57072-900

Editora responsável: Edufal