Com base nos pressupostos teóricos da Sociolinguística e nas contribuições da Linguística Aplicada, nesta comunicação tencionamos apresentar os resultados iniciais do projeto de pesquisa “Atitudes Linguísticas de Estudantes e de Futuros Professores com Relação às Variedades Diatópicas do Espanhol”. Neste projeto, que está ligado ao grupo de pesquisa Fala e Contexto no Português Brasileiro (UNEB), temos como objetivo principal fazer um panorama das atitudes linguísticas de estudantes e futuros professores de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) oriundos de um curso de extensão de língua espanhola e de um Curso de Licenciatura em Letras/Espanhol ofertado por uma universidade baiana. Uma vez identificadas essas atitudes, nesta pesquisa objetivamos analisar os fatores que podem estar por detrás delas, facilitando ou as promovendo, e se os mesmos podem exercer alguma influência (ou não) na formação desses aprendentes. Consideramos que o tema proposto é relevante por diferentes razões: os estudos de Bugel (1998) e de Barrios (2002), por exemplo, observaram a existência de um ensino de espanhol no Brasil que não condiz com nenhuma das variedades existentes. Como consequência, chegaram a propor o ensino das variedades americanas em congruência com o contexto cultural e geográfico que nos cerca. Entretanto, postulamos que as discussões acerca da variedade regional a ser adotada no ensino de espanhol no Brasil devem estar combinadas com o estudo das atitudes dos atores envolvidos no processo (estudantes e professores), e consequentemente deveria ser estendido ao âmbito da própria língua. Neste trabalho, investigamos oito futuros professores de espanhol de nível básico, matriculados em uma universidade pública localizada em Salvador/Bahia. No que tange ao tipo de pesquisa, de acordo com os objetivos traçados, o estudo proposto é qualitativo, de natureza interpretativista. Neste, utilizamos de metodologias de base qualitativo-interpretativista, uma vez que está aberta à complexidade do real e à interdisciplinaridade (SIGNORINI, 1998). Nesta investigação também optamos, de modo complementar, pela pesquisa quantitativa, posto que reunimos dados que são quantificados numericamente. As informações da pesquisa vêm sendo geradas por meio da aplicação de questionários (com perguntas abertas e fechadas) e entrevistas orais. Como resultados iniciais, observamos que os sujeitos investigados demonstram ter preferências por determinadas variantes da língua espanhola em detrimento de outras. Avaliamos, ainda, que a identificação cultural é um dos principais fatores que contribuem para a preferência dos aprendentes por certas variedades linguísticas do espanhol. Esperamos que esta investigação contribua para o desenvolvimento de estudos futuros na área de ensino-aprendizagem de ELE, bem como sirva de incentivo para se repensar a importância do ensino das variedades linguísticas nas aulas de espanhol para brasileiros.
O isolamento social impôs ao mundo uma nova forma de pensar o desenvolvimento das pesquisas científicas, sobretudo nas áreas das humanidades, cujo contato social é imprescindível para desenvolvimento de pesquisas. Dessa forma, o X Encontro de Sociolinguística propôs realizar esse debate para contribuir com as pesquisas em Sociolinguística, as quais tradicionalmente dependem muito de entrevistas.
Assim como em outros áreas, recorrer às tecnologias existentes, principalmente que utilizam os meios remotos, tem sido a atual prática para a coleta de dados. Além disso, tem-se buscado outras formas de obtenção de informações para empreender análises linguísticas a partir do perfil social dos falantes que possam dar as respostas científicas que tanto se espera na área de conhecimento objeto deste evento: a Sociolinguística.
Ao longo de quatro dias, o evento possibilitou alguns espaços para essas discussões e tantas outras: conferências, mesas-redondas e sessões de comunicação. Tal panorama pode ser conferido através dos resumos que compõem estes anais, os quais trazem apenas os temas que foram debatidos nas sessões por seus respectivos autores e os demais participantes.
Desejamos que os trabalhos que foram apresentados possam contribuir efetivamente para o desenvolvimento das diversas pesquisas em Sociolinguística e todas as interfaces possíveis que outras áreas dos estudos da linguagem.
Valter de Carvalho Dias
Membro da Comissão Organizadora
Cristina dos Santos Carvalho
Norma da Silva Lopes
Norma L F Almeida
Raquel Meister Ko Freitag
Silvana Silva de Farias Araujo
Valter de Carvalho Dias
André Pedro da Silva
Antônio Félix de Souza Neto
Clézio Roberto Gonçalves
Cristina Carvalho
Emília Helena Portella Monteiro de Souza
Mariana Fagundes de Oliveira Lacerda
Norma Lucia Fernandes de Almeida
Pedro Daniel dos Santos Souza
Raquel Meister Ko. Freitag
Ricardo Nascimento Abreu
Sandra Carneiro
Sandro Márcio Drumond Alves Marengo
Silvana Silva de Farias Araújo
Valter de Carvalho Dias
I ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Variação - História - Mudança
01 de dezembro de 2011
Universidade do Estado da Bahia (Salvador)
II ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Estudos da Variação, da Mudança e da Sócio-História do Português Brasileiro; Sociofuncionalismo e Etnografia da Comunicação
28 e 29 de novembro de 2012
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)
III ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
A pesquisa em Salvador
03 e 04 de outubro de 2013
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)
IV ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Diferentes olhares sobre o português brasileiro
15 e 16 de setembro de 2014
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)
V ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Diálogos entre Brasil e África
09 e 10 de novembro de 2015
Universidade Estadual de Feira de Santana (Feira de Santana-BA)
VI ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
O português do Nordeste: (para além das) fronteiras linguísticas
29 e 30 de setembro de 2016
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)
VII ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Redes e contatos
28 a 30 de setembro de 2017
Universidade Federal de Sergipe (São Cristovão-SE)
VIII ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Variação e ensino: unidade e diversidade
20 e 21 de julho de 2018
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)
IX ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Sociolinguística: quebrando tabus e inovando na escola
01 e 02 de agosto de 2019
Universidade Federal da Bahia (Salvador-BA)
Anais