A INFLUÊNCIA DAS CRENÇAS DE PROFESSORES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SOB A ÓTICA DA SOCIOLINGUÍSTICA

  • Autor
  • Amanda Nunes santos
  • Co-autores
  • Caroline Rezende Caputo
  • Resumo
  •  

    Este trabalho objetiva discutir como as experiências em sala de aula vivenciadas por professores influenciam a construção discursiva de categorias culturais, bem como suas crenças e construções identitárias em interação face a face ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Este estudo tem sua base empírica no projeto de pesquisa de PIBIC/UFSB (2020) intitulado “As crenças de professores e alunos na negociação Identitária: propostas e desafios sob a ótica da Comunicação Intercultural” que  investiga os conceitos de crença e identidade analisados em narrativas respondidas pelos professores do Complexo Integrado de Educação (CIEI) de Itamaraju, BA, a fim de verificar como se orientam as ações dos participantes enfocando especialmente as experiências, reflexões e transformações identitárias dos mesmos na interação na sala de aula. Esse estudo transcorre da posição Sociocultural, da Sociolinguística Interacional (SCHIFFRIN, 1994; TELLES, 2002; GUMPERZ, 2009; RIBEIRO & GARCEZ, 2002) e da Análise da Conversação Etnometodológica (SCHEGLOFF, 1985; GARCEZ, 2002), segundo as quais as crenças e identidades sociais são construídas localmente na interação face a face e não estabelecidas a priori. A forma como os participantes se orientam e constroem sua conduta no curso da interação revela suas crenças e identidades sociais como localmente situadas que podem ser transformadas de momento a momento. Esta pesquisa contará com a participação de professores que ministram aulas no CIEI da cidade de Itamaraju na região Extremo Sul da Bahia. Os resultados esperados apontam para a formação do licenciando em Linguagens da UFSB na medida em que contribui para a formação do profissional capaz de refletir sobre as crenças e a identidade do professor dentro da Comunicação intercultural que se evidencia no CIEI.

  • Palavras-chave
  • Crenças, Construções identitárias, Narrativas, Sociolinguística.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Interfaces com a Sociolinguística
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DESAFIOS DO ISOLAMENTO SOCIAL PARA A PESQUISA EM SOCIOLINGUÍSTICA E INTERFACES

 

O isolamento social impôs ao mundo uma nova forma de pensar o desenvolvimento das pesquisas científicas, sobretudo nas áreas das humanidades, cujo contato social é imprescindível para desenvolvimento de pesquisas. Dessa forma, o X Encontro de Sociolinguística propôs realizar esse debate para contribuir com as pesquisas em Sociolinguística, as quais tradicionalmente dependem muito de entrevistas.

Assim como em outros áreas, recorrer às tecnologias existentes, principalmente que utilizam os meios remotos, tem sido a atual prática para a coleta de dados. Além disso, tem-se buscado outras formas de obtenção de informações para empreender análises linguísticas a partir do perfil social dos falantes que possam dar as respostas científicas que tanto se espera na área de conhecimento objeto deste evento: a Sociolinguística.

Ao longo de quatro dias, o evento possibilitou alguns espaços para essas discussões e tantas outras: conferências, mesas-redondas e sessões de comunicação. Tal panorama pode ser conferido através dos resumos que compõem estes anais, os quais trazem apenas os temas que foram debatidos nas sessões por seus respectivos autores e os demais participantes.

Desejamos que os trabalhos que foram apresentados possam contribuir efetivamente para o desenvolvimento das diversas pesquisas em Sociolinguística e todas as interfaces possíveis que outras áreas dos estudos da linguagem.

Valter de Carvalho Dias
Membro da Comissão Organizadora

Comissão Organizadora

Cristina dos Santos Carvalho
Norma da Silva Lopes
Norma L F Almeida
Raquel Meister Ko Freitag
Silvana Silva de Farias Araujo
Valter de Carvalho Dias

 

Comissão Científica

André Pedro da Silva
Antônio Félix de Souza Neto
Clézio Roberto Gonçalves
Cristina Carvalho
Emília Helena Portella Monteiro de Souza
Mariana Fagundes de Oliveira Lacerda
Norma Lucia Fernandes de Almeida
Pedro Daniel dos Santos Souza
Raquel Meister Ko. Freitag
Ricardo Nascimento Abreu
Sandra Carneiro
Sandro Márcio Drumond Alves Marengo
Silvana Silva de Farias Araújo
Valter de Carvalho Dias

I ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Variação - História - Mudança
01 de dezembro de 2011
Universidade do Estado da Bahia (Salvador)

 

II ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Estudos da Variação, da Mudança e da Sócio-História do Português Brasileiro; Sociofuncionalismo e Etnografia da Comunicação
28 e 29 de novembro de 2012
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)

 

III ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
A pesquisa em Salvador
03 e 04 de outubro de 2013
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)

 

IV ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Diferentes olhares sobre o português brasileiro
15 e 16 de setembro de 2014
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)

 

V ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Diálogos entre Brasil e África
09 e 10 de novembro de 2015
Universidade Estadual de Feira de Santana (Feira de Santana-BA)

 

VI ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
O português do Nordeste: (para além das) fronteiras linguísticas
29 e 30 de setembro de 2016
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)

 

VII ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Redes e contatos
28 a 30 de setembro de 2017
Universidade Federal de Sergipe (São Cristovão-SE)

 

VIII ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Variação e ensino: unidade e diversidade
20 e 21 de julho de 2018
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)

 

IX ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Sociolinguística: quebrando tabus e inovando na escola
01 e 02 de agosto de 2019
Universidade Federal da Bahia (Salvador-BA)
Anais