O uso do futuro perifrástico com verbo ir na região de Vitória da Conquista

  • Autor
  • Milca Cerqueira Etinger Silva
  • Co-autores
  • Elenita Alves Barbosa , Patrícia de Carvalho Pires , Amanda Moreno Fonseca de Andrade , Nayara Crisley Barreto Brasil Farias Rocha
  • Resumo
  •  

    Compreendendo que a língua é um sistema heterogêneo e que a relação entre ela e a sociedade determina a existência da variação e mudança linguística, questionamo-nos: qual a motivação do ponto de vista extralinguístico (social) para o falante escolher a forma perifrástica constituída pelo verbo ir para expressar futuridade em vez da forma sintética de futuro? Diante dessa pergunta, nossa hipótese principal baseou-se na ideia de que essas variações são realizadas não apenas por pressões do sistema linguístico, mas, também, por motivações sociais e contextuais. O uso dessa variável linguística é, assim, também, determinado por fatores extralinguísticos, como sexo, idade e escolaridade, bem como pela situação comunicativa em que o falante está inserido. Para a realização desta pesquisa, recorremos à abordagem sociolinguística, fundamentada em Labov, Weinreich e Herzog (1968), Labov (1994), com o objetivo de investigar as variantes perifrásticas formadas pelo verbo ir para constituição do futuro. E, para a realização da análise, utilizamos dados extraídos de dois corpora orais de Vitória da Conquista - BA: Português Popular (Corpus PPVC) e Português Culto (Corpus PCVC), organizados pelo Grupo de Pesquisa em Linguística Histórica e em (Socio)Funcionalismo- CNPq, e matérias de um blog, buscando investigar o fenômeno também na modalidade escrita.. Acreditamos, como hipótese secundária, que os fatores externos, como escolaridade, - que determina o uso de regras da tradição gramatical - influência o uso da forma simples de futuro, mas, ao mesmo tempo, devido ao contexto, por se tratar de um canal de informação próximo da língua em uso, ao redator é permitido a utilização da forma perifrástica com ir. Com a realização da pesquisa, confirmamos as nossas hipóteses além de comprovarmos que ocorre, dentro de um mesmo discurso, o mesmo falante empregar diferentes estruturas com referência à futuridade, como exemplificado em :[...] ah... minha qualificação tô me preparando pra pra esse momento então eu vou ter que me concentrar né na escrita do... do texto pra melhorar o texto então eu não vou ter condição de viajar né se... provavelmente eh... pessoas da minha família viajarão mais eu eu mesmo não terei condição que eu tenho que tá concentrado pra esse momento. (HFDS – PCVC).  Contexto no qual o informante utiliza ora as formas sintéticas de futuro (terei, viajarão), ora a variante perifrástica com o verbo ir (vou ter).  Evidenciamos, desse modo, que o fenômeno em estudo caracteriza-se como uma variação estável.

     

  • Palavras-chave
  • Sociolinguística, ir, futuro
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Sociolinguística
Voltar

DESAFIOS DO ISOLAMENTO SOCIAL PARA A PESQUISA EM SOCIOLINGUÍSTICA E INTERFACES

 

O isolamento social impôs ao mundo uma nova forma de pensar o desenvolvimento das pesquisas científicas, sobretudo nas áreas das humanidades, cujo contato social é imprescindível para desenvolvimento de pesquisas. Dessa forma, o X Encontro de Sociolinguística propôs realizar esse debate para contribuir com as pesquisas em Sociolinguística, as quais tradicionalmente dependem muito de entrevistas.

Assim como em outros áreas, recorrer às tecnologias existentes, principalmente que utilizam os meios remotos, tem sido a atual prática para a coleta de dados. Além disso, tem-se buscado outras formas de obtenção de informações para empreender análises linguísticas a partir do perfil social dos falantes que possam dar as respostas científicas que tanto se espera na área de conhecimento objeto deste evento: a Sociolinguística.

Ao longo de quatro dias, o evento possibilitou alguns espaços para essas discussões e tantas outras: conferências, mesas-redondas e sessões de comunicação. Tal panorama pode ser conferido através dos resumos que compõem estes anais, os quais trazem apenas os temas que foram debatidos nas sessões por seus respectivos autores e os demais participantes.

Desejamos que os trabalhos que foram apresentados possam contribuir efetivamente para o desenvolvimento das diversas pesquisas em Sociolinguística e todas as interfaces possíveis que outras áreas dos estudos da linguagem.

Valter de Carvalho Dias
Membro da Comissão Organizadora

Comissão Organizadora

Cristina dos Santos Carvalho
Norma da Silva Lopes
Norma L F Almeida
Raquel Meister Ko Freitag
Silvana Silva de Farias Araujo
Valter de Carvalho Dias

 

Comissão Científica

André Pedro da Silva
Antônio Félix de Souza Neto
Clézio Roberto Gonçalves
Cristina Carvalho
Emília Helena Portella Monteiro de Souza
Mariana Fagundes de Oliveira Lacerda
Norma Lucia Fernandes de Almeida
Pedro Daniel dos Santos Souza
Raquel Meister Ko. Freitag
Ricardo Nascimento Abreu
Sandra Carneiro
Sandro Márcio Drumond Alves Marengo
Silvana Silva de Farias Araújo
Valter de Carvalho Dias

I ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Variação - História - Mudança
01 de dezembro de 2011
Universidade do Estado da Bahia (Salvador)

 

II ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Estudos da Variação, da Mudança e da Sócio-História do Português Brasileiro; Sociofuncionalismo e Etnografia da Comunicação
28 e 29 de novembro de 2012
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)

 

III ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
A pesquisa em Salvador
03 e 04 de outubro de 2013
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)

 

IV ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Diferentes olhares sobre o português brasileiro
15 e 16 de setembro de 2014
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)

 

V ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Diálogos entre Brasil e África
09 e 10 de novembro de 2015
Universidade Estadual de Feira de Santana (Feira de Santana-BA)

 

VI ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
O português do Nordeste: (para além das) fronteiras linguísticas
29 e 30 de setembro de 2016
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)

 

VII ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Redes e contatos
28 a 30 de setembro de 2017
Universidade Federal de Sergipe (São Cristovão-SE)

 

VIII ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Variação e ensino: unidade e diversidade
20 e 21 de julho de 2018
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)

 

IX ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Sociolinguística: quebrando tabus e inovando na escola
01 e 02 de agosto de 2019
Universidade Federal da Bahia (Salvador-BA)
Anais