Introdução: O estigma do peso é uma forma de discriminação presente em diversos contextos sociais, inclusive na formação de profissionais da saúde, repercutindo no cuidado prestado a pessoas gordas. Objetivo: Relatar a experiência da Iniciação Científica (IC) sobre o estigma da obesidade e seus impactos na formação acadêmica e pessoal de estudantes de nutrição. Métodos: Estudo descritivo e qualitativo, do tipo relato de experiência, baseado em vivências do projeto de pesquisa “Estigma da obesidade entre acadêmicos da área da saúde” iniciado em 2024. Incluiu contextualização teórica, leituras, elaboração de revisão integrativa e desenvolvimento de projetos de pesquisa. Resultados: A vivência na IC não apenas impulsionou o aprendizado acadêmico, mas também proporcionou profundas reflexões pessoais sobre o impacto do preconceito de peso. As participantes confrontaram estigmas e crenças previamente internalizados, percebendo como atitudes gordofóbicas, muitas vezes inconscientes, influenciam a maneira de enxergar e interagir com pessoas gordas. O processo de desconstrução de preconceitos gerou uma transformação significativa, tanto na perspectiva acadêmica quanto na formação de uma postura mais empática e acolhedora para pacientes. Conclusão/Considerações finais: A participação na pesquisa ampliou a compreensão sobre o estigma da obesidade, transformando a perspectiva das estudantes e impactando positivamente sua formação, com um olhar mais empático e acolhedor para pessoas com corpos maiores.Palavras-chave: Estigma de peso; Formação acadêmica; Atividade de pesquisa.
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Unifametro
Camila Pinheiro Pereira
Isadora Nogueira Vasconcelos
Roberta Freitas Celedonio
Natalia Cavalcante Carvalho Campos
Camila Pinheiro Pereira
Alane Nogueira Bezerra
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