Introdução: Durante a graduação em Nutrição, os estágios supervisionados desempenham papel essencial na formação do futuro profissional, permitindo a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. O Estágio em Nutrição Social, especificamente, insere o discente no contexto da saúde pública, proporcionando vivência na Atenção Primária à Saúde. Nesse cenário, observa-se maior demanda por parte da população idosa, especialmente mulheres. De acordo com o Ministério da Saúde, o cuidado com a população idosa, deve estar diretamente ligado à promoção da qualidade de vida dessa população, pois o envelhecimento está diretamente associado a mudanças fisiológicas e psicológicas, sendo a alimentação uma ferramenta para a prevenção e controle de doenças.Objetivos: Relatar a experiência vivenciada por estudantes de Nutrição em ação de Educação Alimentar e Nutricional para idosos da atenção primária durante o Estágio Supervisionado em Nutrição Social. Métodos: A experiência foi realizada em uma Unidade de Atenção Primária em Saúde (UAPS) da rede pública localizada no bairro Barra do Ceará, pertencente à Regional I da cidade de Fortaleza, Ceará. A atividade ocorreu no dia 28 de março de 2025 e foi direcionada ao grupo de idosos da unidade, comandado por um agente comunitário de saúde, na qual os encontros acontecem mensalmente, onde são abordados diferentes temas sobre educação em saúde. O tema do mês de março foi: “Promoção da saúde e prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis
(DCNT)” com ênfase em hipertensão arterial e diabetes, condições essas que são de maior prevalência no grupo, conforme relatado pela equipe. A ação foi conduzida por três estagiários do curso de Nutrição de uma universidade particular da cidade de Fortaleza, no contexto do Estágio Supervisionado em Nutrição Social, que ocorreu no período de 10 de março de 2025 a 25 de abril de 2025. A principal atividade desenvolvida foi uma roda de conversa com os idosos, em formato de bate-papo aberto e tira-dúvidas, no qual buscamos estimular a participação do grupo, deixando assim o momento mais leve e descontraído. Foi iniciado com o seguinte questionamento: “Quem possui diabetes e quem possui hipertensão?” A partir dessa pergunta norteadora, o bate-papo foi iniciado, conhecendo um pouco da rotina, hábitos alimentares e o histórico da doença. Foram abordadas orientações nutricionais específicas para pessoas com essas condições, destacando-se os riscos do consumo excessivo de alimentos ultraprocessados, a importância da leitura de rótulos, o incentivo à hidratação adequada e a prática regular de atividade física na terceira idade. Como recurso de apoio, foram entregues materiais com orientações nutricionais para hipertensão e diabetes, que os idosos puderam levar para casa, fortalecendo o vínculo educativo e possibilitando a continuidade do aprendizado no ambiente familiar. Resultados: As principais dúvidas do grupo surgiram a partir do interesse em saber quais os alimentos que melhoram o quadro de hipertensão e diabetes e quais podem agravar. Nós conseguimos observar que, as atividades educativas favoreceram o fortalecimento do vínculo entre usuários e equipe de saúde, além maior compreensão dos idosos sobre o impacto da alimentação na saúde. O grupo demonstrou aumento do interesse e da participação ativa do grupo, principalmente nas discussões relacionadas à escolha de alimentos saudáveis, leitura de rótulos e adequação alimentar para controle de DCNT. Observamos que esse momento é especial e esperado pelos idosos, devido ao acolhimento, compreensão e escuta dos profissionais envolvidos. Esse momento nos proporcionou oportunidade de aplicar na prática conhecimentos das aulas teóricas, entendendo e vivenciando realidades distintas, aprendendo a importância da abordagem com linguagem acessível, permitindo uma maior compreensão desse público.Considerações finais: A experiência mostrou que as ações educativas com idosos na atenção primária podem promover momentos importantes de escuta, troca e aprendizado. A atividade permitiu colocar em prática o que foi aprendido ao longo da graduação e evidenciou como o trabalho do nutricionista é essencial para promover a saúde, prevenir doenças e oferecer um cuidado mais humanizado e próximo da realidade das pessoas atendidas.