Para compreender o uso do futuro perifrástico com verbo ir na região de Vitória da Conquista – Ba, recorremos à abordagem sociolinguística, fundamentada em Labov, Weinreich e Herzog (1968), Labov (1994), e ao Funcionalismo norte-americano, abordado por Givón (1979), Heine (1991), Hopper (1993), Neves (2004), entre outros. Frente às diversas possibilidades, como Bruno vai viajar/ irá viajar/ viajará, questionamo-nos qual a motivação, do ponto de vista linguístico (estrutural) e do ponto de vista extralinguístico (social), para o falante escolher a forma perifrástica constituída pelo verbo ir? Diante dessa pergunta, acreditamos que, em um processo de gramaticalização, o ir afasta-se do seu sentido prototípico, com sentido de deslocamento, a exemplo de “Helena vai ao mercado semana que vem”, e passa a atuar, na língua, como um auxiliar temporal: “Rebeca vai estudar na Uesb”. Nossa segunda hipótese, baseia-se na ideia de que essas mudanças são realizadas não apenas por pressões do sistema linguístico, mas por motivações sociais e pela necessidade de os falantes se tornarem mais expressivos em suas interações. Nesse sentido, o uso dessa variável linguística é, assim, também, determinado por fatores extralinguísticos, como sexo, idade e escolaridade, bem como pela situação comunicativa em que o falante está inserido. Para a realização desta pesquisa, utilizamos dados extraídos de dois corpora orais de Vitória da Conquista - BA: Português Popular (Corpus PPVC) e Português Culto (Corpus PCVC), organizados pelo Grupo de Pesquisa em Linguística Histórica e em (Socio)Funcionalismo- CNPq. Diante disso, nosso objetivo central é investigar as variantes perifrásticas formadas pelo verbo ir para constituição do futuro. Quanto aos objetivos específicos, esses consistem em descrever e analisar as variantes do futuro com o ir; bem como verificar o favorecimento do uso do verbo ir em uma perífrase de futuridade. Com a realização da pesquisa, confirmamos as nossas hipóteses, além de comprovarmos que ocorre, dentro de um mesmo discurso, o mesmo falante empregar diferentes estruturas com referência à futuridade, como exemplificado em :[...] ah... minha qualificação tô me preparando pra pra esse momento então eu vou ter que me concentrar né na escrita do... do texto pra melhorar o texto então eu não vou ter condição de viajar né se... provavelmente eh... pessoas da minha família viajarão mais eu eu mesmo não terei condição que eu tenho que tá concentrado pra esse momento. (HFDS – PCVC). Contexto no qual o informante utiliza ora as formas sintéticas de futuro (terei, viajarão), ora a variante perifrástica com o verbo ir (vou ter). Posto isso, evidenciamos, neste estudo, que o fenômeno pode ser caracterizado como uma variação estável.
Chegamos à décima primeira edição do Encontro de Sociolinguística com o objetivo de ampliar a rede de pesquisas e pesquisadoras/es em Sociolinguística e dar maior destaque às produções acadêmicas na região Nordeste.
A programação deste ano, contou com uma conferência que abordou o panorama das pesquisas sociolinguísticas no Nordeste e quatro mesas-redondas sobre a Sociolinguística Variacionista, Sociolinguística Histórica, Sociofuncionalismo, como também Sociolinguística e Ensino. Todas formas por pesquisadoras/es de Estados diferentes para mostrar a diversidade de conhecimentos que são produzidos nessa região.
Os trabalhos apresentados ao longo de três dias, no período de 01 a 03 de dezembro de 2021, verseram sobre diferentes temáticas e os mais diversos dialetos da língua portuguesa, distribuídos em várias áreas da Sociolinguística, a saber:
Esperamos que a compilação dos trabalhos apresentados nestes anais possam contribuir para o desenvolvimento dos estudos sociolinguísticos e sirvam de inspiração a outras novas pesquisas.
Valter de Carvalho Dias
Membro da Comissão Organizadora
Aline Silva Gomes
Cristina dos Santos Carvalho
Norma da Silva Lopes
Norma Lúcia Fernandes Almeida
Pedro Daniel dos Santos Souza
Raquel Meister Ko Freitag
Silvana Silva de Farias Araujo
Valter de Carvalho Dias
Aline Silva Gomes
Aurelina Ariadne Domingues Almeida
Clézio Roberto Gonçalves
Fabrício da Silva Amorim
Fernanda de Oliveira Cerqueira
Geisa Borges da Costa
Huda da Silva Santiago
Marcela Moura Torres Paim
Pedro Daniel dos Santos Souza
Raquel Meister Ko Freitag
Sandra Carneiro de Oliveira
Silvana Silva de Farias Araújo
Valter de Carvalho Dias
I ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Variação - História - Mudança
01 de dezembro de 2011
Universidade do Estado da Bahia (Salvador)
II ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Estudos da Variação, da Mudança e da Sócio-História do Português Brasileiro; Sociofuncionalismo e Etnografia da Comunicação
28 e 29 de novembro de 2012
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)
III ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
A pesquisa em Salvador
03 e 04 de outubro de 2013
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)
IV ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Diferentes olhares sobre o português brasileiro
15 e 16 de setembro de 2014
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)
V ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Diálogos entre Brasil e África
09 e 10 de novembro de 2015
Universidade Estadual de Feira de Santana (Feira de Santana-BA)
VI ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
O português do Nordeste: (para além das) fronteiras linguísticas
29 e 30 de setembro de 2016
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)
VII ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Redes e contatos
28 a 30 de setembro de 2017
Universidade Federal de Sergipe (São Cristovão-SE)
VIII ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Variação e ensino: unidade e diversidade
20 e 21 de julho de 2018
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)
IX ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Sociolinguística: quebrando tabus e inovando na escola
01 e 02 de agosto de 2019
Universidade Federal da Bahia (Salvador-BA)
Anais
X ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Desafios do isolamento social para a Sociolinguística e interfaces
De 01 a 04 de dezembro de 2021
Edição online
Anais