Por conta das políticas públicas de inclusão, o sistema educacional brasileiro se expandiu na última década e mudou o perfil dos seus estudantes. A migração dos estudantes universitários para uma nova comunidade expandiu seu contato com diferentes variedades do português brasileiro. Este trabalho apresenta um estudo em uma amostra constituída por entrevistas sociolinguísticas com alunos de graduação da Universidade Federal de Sergipe, Brasil, equilibrado pelo grau de mobilidade, tempo no curso e identificação de gênero (n=60), tendo como parâmetro o controle de três variáveis morfossintáticas:
- Concordância verbal 3p: padrão, como em "Os meninos estuda-m", ou não-padrão, como em "Os meninos estuda-0".
- Preposição no complemento locativo de verbos de movimento: as preposições padrão "a" e "para", como em "Eu vou a-Prep a universidade" e "Eu vou para-Prep a universidade", e a preposição não-padrão "em", como em "Eu vou em-Prep a universidade".
- Posição do determinante em sintagmas possessivos: presença ou ausência do artigo na posição determinante (Det) antes dos possessivos, como em "Eu vi o-(Det) seu irmão" e "Eu vi 0-(Det) seu irmão".
As taxas médias de ausência de determinante, concordância verbal e preposição padrão (PrepP) por estudantes foram computadas e comparadas com o efeito do sexo, tempo de curso e perfil de deslocamento dos estudantes. Em busca de padrões de comportamento dos indivíduos em relação às três variáveis, uma análise de agrupamento utilizando K-medoides identificou quatro grupos com diferentes padrões gramaticais. O grupo 1 é o menor, com quatro alunos unidos pela menor taxa média de PrepP (M=38,53, SD=12,44), ausência de Det (M=72,39, SD=13,39) e concordância verbal (M=95,65, SD=3,63) acima das taxas globais. Uma única característica comum entre estes estudantes é que eles são iniciantes, e nenhum é de Alagoas. O grupo 2 é o maior, com trinta alunos acompanhados por uma alta taxa média de PrepP (M=91,73, SD=9,88), ausência de Det (M=64,16, SD=8,79) acima da taxa global e uma taxa média de concordância verbal quase categórica (M=99,45, SD=1,19). Este grupo é equilibrado quanto ao gênero e tempo de curso e a maior parte dos estudantes é de Sergipe. O grupo 3 computa onze estudantes acompanhados pela maior taxa média de PrepP (M=93,79, SD=8,03), ausência de Det (M= 62,07, SD=11,26) acima da taxa global e a menor taxa média de concordância verbal (M=88,07, SD=6,72). Neste grupo predominam os estudantes iniciantes, homens e de Alagoas. O grupo 4 computa catorze estudantes caracterizados pela menor taxa média de ausência de Det (M=35,69, SD=13,21), a taxa média de PrepP (M=79,58, SD=15,37) abaixo da taxa global e a taxa média de concordância verbal quase categórica (M=99,23, SD=1,70). A maioria dos alunos deste grupo são baianos e do final do curso. Estes resultados destacam o papel da universidade como um campo inclusivo e integrador para a variação linguística do português brasileiro, com efeitos sobre a orientação normativa dos padrões gramaticais dos grupos.
Chegamos à décima primeira edição do Encontro de Sociolinguística com o objetivo de ampliar a rede de pesquisas e pesquisadoras/es em Sociolinguística e dar maior destaque às produções acadêmicas na região Nordeste.
A programação deste ano, contou com uma conferência que abordou o panorama das pesquisas sociolinguísticas no Nordeste e quatro mesas-redondas sobre a Sociolinguística Variacionista, Sociolinguística Histórica, Sociofuncionalismo, como também Sociolinguística e Ensino. Todas formas por pesquisadoras/es de Estados diferentes para mostrar a diversidade de conhecimentos que são produzidos nessa região.
Os trabalhos apresentados ao longo de três dias, no período de 01 a 03 de dezembro de 2021, verseram sobre diferentes temáticas e os mais diversos dialetos da língua portuguesa, distribuídos em várias áreas da Sociolinguística, a saber:
Esperamos que a compilação dos trabalhos apresentados nestes anais possam contribuir para o desenvolvimento dos estudos sociolinguísticos e sirvam de inspiração a outras novas pesquisas.
Valter de Carvalho Dias
Membro da Comissão Organizadora
Aline Silva Gomes
Cristina dos Santos Carvalho
Norma da Silva Lopes
Norma Lúcia Fernandes Almeida
Pedro Daniel dos Santos Souza
Raquel Meister Ko Freitag
Silvana Silva de Farias Araujo
Valter de Carvalho Dias
Aline Silva Gomes
Aurelina Ariadne Domingues Almeida
Clézio Roberto Gonçalves
Fabrício da Silva Amorim
Fernanda de Oliveira Cerqueira
Geisa Borges da Costa
Huda da Silva Santiago
Marcela Moura Torres Paim
Pedro Daniel dos Santos Souza
Raquel Meister Ko Freitag
Sandra Carneiro de Oliveira
Silvana Silva de Farias Araújo
Valter de Carvalho Dias
I ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Variação - História - Mudança
01 de dezembro de 2011
Universidade do Estado da Bahia (Salvador)
II ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Estudos da Variação, da Mudança e da Sócio-História do Português Brasileiro; Sociofuncionalismo e Etnografia da Comunicação
28 e 29 de novembro de 2012
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)
III ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
A pesquisa em Salvador
03 e 04 de outubro de 2013
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)
IV ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Diferentes olhares sobre o português brasileiro
15 e 16 de setembro de 2014
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)
V ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Diálogos entre Brasil e África
09 e 10 de novembro de 2015
Universidade Estadual de Feira de Santana (Feira de Santana-BA)
VI ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
O português do Nordeste: (para além das) fronteiras linguísticas
29 e 30 de setembro de 2016
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)
VII ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Redes e contatos
28 a 30 de setembro de 2017
Universidade Federal de Sergipe (São Cristovão-SE)
VIII ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Variação e ensino: unidade e diversidade
20 e 21 de julho de 2018
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)
IX ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Sociolinguística: quebrando tabus e inovando na escola
01 e 02 de agosto de 2019
Universidade Federal da Bahia (Salvador-BA)
Anais
X ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Desafios do isolamento social para a Sociolinguística e interfaces
De 01 a 04 de dezembro de 2021
Edição online
Anais