A SEMIVOCALIZAÇÃO DA LATERAL [l] EM CODA SILÁBICA NA ESCRITA ESCOLAR

  • Autor
  • André Pedro da Silva
  • Resumo
  • Esta pesquisa está pautada na ideia de que os sujeitos pertencentes a uma sociedade grafocêntrica utilizam a linguagem como um processo interativo e linguístico, cuja manifestação se faz presente no contexto sociodiscursivo e que este se materializa nas produções textuais, quer sejam elas orais ou escritas. Partindo dessa premissa, este trabalho objetiva analisar o fenômeno de semivocalização da lateral [l] em coda silábica medial e final nas produções escritas dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental (EF) em uma Escola Estadual de Camaragibe-PE. Nesse contexto, buscou-se descrever, analisar e interpretar as ocorrências do fenômeno da semivocalização da lateral [l]. Assim, para a realização desta pesquisa, levaram-se em consideração duas variantes: a variante social – tipo de acesso dos alunos (se provenientes da escola pública ou privada) e a linguística – posição da coda silábica (medial ou final). Quanto ao aporte teórico, utilizou-se o arcabouço de Callou e Leite (2009), Câmara Jr (1998), Faraco (2016), Hora (2012), Mollica (2003 e 2016), Morais (2010), Oliveira (2005), Pedrosa (2012), Roberto (2016), dentre outros. Ademais, o percurso metodológico baseou-se em uma proposta didática a parir de atividades contextualizadas, elaboradas pela pesquisadora, contemplando os eixos da Língua Portuguesa (Oralidade, Leitura, Escrita e Análise Linguística), conforme sinalizam os Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa (PCN-LP) para Educação Básica de Pernambuco. Para a aquisição dos Corpus (Inicial e Final) desta pesquisa utilizaram-se como elemento motivador rodas de leituras oriundas do livro Histórias e Contos de Fadas, de Hans Christian Andersen (O Soldadinho de Chumbo e A Roupa Nova do Imperador), com o intuito de nortear as produções escritas (texto espontâneo e o ditado de palavras) dos aprendizes do 6º ano, para compor os dados apresentados neste trabalho. Já na primeira coleta do corpus, observou-se o uso da semivocalização e após tal constatação, realizou-se uma intervenção didática a partir de quatro oficinas, objetivando auxiliar os estudantes do 6º ano da EF a diluir gradativamente, em suas produções escritas, o uso variacionista do glide [w] no lugar da consoante lateral [l]. Ao término das oficinas, realizou-se uma última coleta de dados. Em relação à produção do texto espontâneo, não houve registro do fenômeno. No entanto, na produção textual do ditado de palavras, a coda silábica medial obteve uma redução de 66% em relação ao corpus inicial, enquanto na coda silábica final na produção do mesmo gênero, não foi registrado o fenômeno de semivocalização na produção escrita dos aprendizes do 6º ano da rede pública, atingindo, assim, 100% de êxito na diluição do fenômeno de semivocalização em coda silábica final. Nesse contexto, é pertinente dizer que é preciso atentar-se para o fato de que nem sempre as transposições apresentadas nas produções escritas dos discentes estão relacionados apenas ao conceito de “erro” ortográfico, muitas vezes, o que lhes falta, ainda, é uma ampliação da consciência fonológica que lhes permita refletir quanto ao uso do sistema alfabético no processo de ensino-aprendizagem da produção escrita, levando em consideração as especificidades dos grafemas e fonemas (letras/som)  que constituem o sistema alfabético da Língua Portuguesa.

  • Palavras-chave
  • Sociolinguística, Semivocalização, Fonologia, Escrita Escolar
  • Área Temática
  • Sociolinguística Educacional
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A SOCIOLINGUÍSTICA NO NORDESTE

 

Chegamos à décima primeira edição do Encontro de Sociolinguística com o objetivo de ampliar a rede de pesquisas e pesquisadoras/es em Sociolinguística e dar maior destaque às produções acadêmicas na região Nordeste.

A programação deste ano, contou com uma conferência que abordou o panorama das pesquisas sociolinguísticas no Nordeste e quatro mesas-redondas sobre a Sociolinguística Variacionista, Sociolinguística Histórica, Sociofuncionalismo, como também Sociolinguística e Ensino. Todas formas por pesquisadoras/es de Estados diferentes para mostrar a diversidade de conhecimentos que são produzidos nessa região.

Os trabalhos apresentados ao longo de três dias, no período de 01 a 03 de dezembro de 2021, verseram sobre diferentes temáticas e os mais diversos dialetos da língua portuguesa, distribuídos em várias áreas da Sociolinguística, a saber: 

  • Geossociolinguística
  • Sociofuncionalismo
  • Sociolinguística de Contato
  • Sociolinguística Educacional
  • Sociolinguística Histórica
  • Sociolinguística Interacional
  • Sociolinguística Perceptual
  • Sociolinguística Variacionista

Esperamos que a compilação dos trabalhos apresentados nestes anais possam contribuir para o desenvolvimento dos estudos sociolinguísticos e sirvam de inspiração a outras novas pesquisas.

 

Valter de Carvalho Dias
Membro da Comissão Organizadora

Comissão Organizadora

Aline Silva Gomes

Cristina dos Santos Carvalho

Norma da Silva Lopes

Norma Lúcia Fernandes Almeida

Pedro Daniel dos Santos Souza

Raquel Meister Ko Freitag

Silvana Silva de Farias Araujo

Valter de Carvalho Dias

 

Comissão Científica

Aline Silva Gomes

Aurelina Ariadne Domingues Almeida

Clézio Roberto Gonçalves

Fabrício da Silva Amorim

Fernanda de Oliveira Cerqueira

Geisa Borges da Costa

Huda da Silva Santiago

Marcela Moura Torres Paim

Pedro Daniel dos Santos Souza

Raquel Meister Ko Freitag

Sandra Carneiro de Oliveira

Silvana Silva de Farias Araújo

Valter de Carvalho Dias

I ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Variação - História - Mudança
01 de dezembro de 2011
Universidade do Estado da Bahia (Salvador)

 

II ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Estudos da Variação, da Mudança e da Sócio-História do Português Brasileiro; Sociofuncionalismo e Etnografia da Comunicação
28 e 29 de novembro de 2012
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)

 

III ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
A pesquisa em Salvador
03 e 04 de outubro de 2013
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)

 

IV ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Diferentes olhares sobre o português brasileiro
15 e 16 de setembro de 2014
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)

 

V ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Diálogos entre Brasil e África
09 e 10 de novembro de 2015
Universidade Estadual de Feira de Santana (Feira de Santana-BA)

 

VI ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
O português do Nordeste: (para além das) fronteiras linguísticas
29 e 30 de setembro de 2016
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)

 

VII ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Redes e contatos
28 a 30 de setembro de 2017
Universidade Federal de Sergipe (São Cristovão-SE)

 

VIII ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Variação e ensino: unidade e diversidade
20 e 21 de julho de 2018
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)

 

IX ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Sociolinguística: quebrando tabus e inovando na escola
01 e 02 de agosto de 2019
Universidade Federal da Bahia (Salvador-BA)
Anais

 

X ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Desafios do isolamento social para a Sociolinguística e interfaces
De 01 a 04 de dezembro de 2021
Edição online
Anais