SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: PARA ENSINAR “ENGLISHES”

  • Autor
  • Fabricio da Silva Amorim
  • Resumo
  • O estatuto global da língua inglesa tem pautado diversas discussões no âmbito do seu ensino como língua estrangeira (SIQUEIRA, 2020; DUBOC; SIQUEIRA, 2020; ANJOS, 2019; 2017). Com efeito, muitas pesquisas da área, sobretudo as que a descrevem como uma língua franca (SCHMITZ, 2012; JENKINS, 2009), corroboram a necessidade de novos direcionamentos para o seu ensino: sendo utilizada globalmente por nativos e não nativos, a língua inglesa incorre em um processo de descentralização geográfica e cultural (ANJOS, 2019), demandando uma abordagem de ensino que não se espelhe apenas em padrões linguísticos do “falante nativo”, prototipicamente concebido, por razões coloniais, como o falante branco norte-americano ou britânico. O principal objetivo deste trabalho é mostrar como a adoção da Sociolinguística Educacional se revela como uma vantajosa alternativa pedagógica para acolher o espectro de variação exibido pelos usos globais da língua inglesa, considerando a sua função como língua franca e os efeitos (sócio)linguísticos atinentes a essa função. Desse modo, a Sociolinguística Educacional, na medida em que estabelece um modelo pedagógico para o ensino de línguas, em perspectiva variacionista (CREESE, 2010; COAN; FREITAG, 2010; VERHOEVEN, 1997), subsidia a abordagem da diversidade linguística na aula de inglês, contribuindo para combater o preconceito linguístico em relação a variedades não padrão, como, por exemplo, as que têm sido reunidas sob o rótulo de inglês como língua franca. Assim, a partir de uma discussão teórico-pedagógica, este trabalho incita professoras e professores de língua inglesa a ensinarem “Englishes” – e não apenas a variedade padrão do inglês norte-americano ou britânico –, assinalando que i) a variação linguística, como fenômeno natural e inerente a todas as línguas, mostra-se patente no universo intercultural em que a língua inglesa é utilizada; ii) descrições linguísticas variacionistas devem ser incorporadas ao ensino de inglês e iii) ao explicitar as motivações sociolinguísticas que subjazem à supervalorização de variedades padrão do inglês, a Sociolinguística Educacional contribui, ainda, para uma prática de ensino de língua estrangeira sob viés decolonial.

     

  • Palavras-chave
  • Sociolinguística Educacional; ensino de inglês; inglês como língua franca.
  • Área Temática
  • Sociolinguística Educacional
Voltar

A SOCIOLINGUÍSTICA NO NORDESTE

 

Chegamos à décima primeira edição do Encontro de Sociolinguística com o objetivo de ampliar a rede de pesquisas e pesquisadoras/es em Sociolinguística e dar maior destaque às produções acadêmicas na região Nordeste.

A programação deste ano, contou com uma conferência que abordou o panorama das pesquisas sociolinguísticas no Nordeste e quatro mesas-redondas sobre a Sociolinguística Variacionista, Sociolinguística Histórica, Sociofuncionalismo, como também Sociolinguística e Ensino. Todas formas por pesquisadoras/es de Estados diferentes para mostrar a diversidade de conhecimentos que são produzidos nessa região.

Os trabalhos apresentados ao longo de três dias, no período de 01 a 03 de dezembro de 2021, verseram sobre diferentes temáticas e os mais diversos dialetos da língua portuguesa, distribuídos em várias áreas da Sociolinguística, a saber: 

  • Geossociolinguística
  • Sociofuncionalismo
  • Sociolinguística de Contato
  • Sociolinguística Educacional
  • Sociolinguística Histórica
  • Sociolinguística Interacional
  • Sociolinguística Perceptual
  • Sociolinguística Variacionista

Esperamos que a compilação dos trabalhos apresentados nestes anais possam contribuir para o desenvolvimento dos estudos sociolinguísticos e sirvam de inspiração a outras novas pesquisas.

 

Valter de Carvalho Dias
Membro da Comissão Organizadora

Comissão Organizadora

Aline Silva Gomes

Cristina dos Santos Carvalho

Norma da Silva Lopes

Norma Lúcia Fernandes Almeida

Pedro Daniel dos Santos Souza

Raquel Meister Ko Freitag

Silvana Silva de Farias Araujo

Valter de Carvalho Dias

 

Comissão Científica

Aline Silva Gomes

Aurelina Ariadne Domingues Almeida

Clézio Roberto Gonçalves

Fabrício da Silva Amorim

Fernanda de Oliveira Cerqueira

Geisa Borges da Costa

Huda da Silva Santiago

Marcela Moura Torres Paim

Pedro Daniel dos Santos Souza

Raquel Meister Ko Freitag

Sandra Carneiro de Oliveira

Silvana Silva de Farias Araújo

Valter de Carvalho Dias

I ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Variação - História - Mudança
01 de dezembro de 2011
Universidade do Estado da Bahia (Salvador)

 

II ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Estudos da Variação, da Mudança e da Sócio-História do Português Brasileiro; Sociofuncionalismo e Etnografia da Comunicação
28 e 29 de novembro de 2012
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)

 

III ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
A pesquisa em Salvador
03 e 04 de outubro de 2013
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)

 

IV ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Diferentes olhares sobre o português brasileiro
15 e 16 de setembro de 2014
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)

 

V ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Diálogos entre Brasil e África
09 e 10 de novembro de 2015
Universidade Estadual de Feira de Santana (Feira de Santana-BA)

 

VI ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
O português do Nordeste: (para além das) fronteiras linguísticas
29 e 30 de setembro de 2016
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)

 

VII ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Redes e contatos
28 a 30 de setembro de 2017
Universidade Federal de Sergipe (São Cristovão-SE)

 

VIII ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Variação e ensino: unidade e diversidade
20 e 21 de julho de 2018
Universidade do Estado da Bahia (Salvador-BA)

 

IX ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Sociolinguística: quebrando tabus e inovando na escola
01 e 02 de agosto de 2019
Universidade Federal da Bahia (Salvador-BA)
Anais

 

X ENCONTRO DE SOCIOLINGUÍSTICA
Desafios do isolamento social para a Sociolinguística e interfaces
De 01 a 04 de dezembro de 2021
Edição online
Anais