Esse trabalho tem a finalidade de mostrar que a escola é fundamental para desenvolver na criança um comportamento ambientalmente correto. Mostrará como a Educação Ambiental é trabalhada dentro da Educação Infantil, as formas pelos quais os pedagogos podem desenvolver nas crianças o gosto pela preservação do meio ambiente e valores para com o meio o meio animal e vegetal. Para realizar os objetivos propostos tornasse-a como elemento essencial a pesquisa bibliográfica, que servirá como norteadora para que se possa discutir o tema que está sendo trabalhado. Isto oportunizará discursões baseada em autores que debatem sobre as atitudes da instituição escolar e dos professores para despertar o interesse das crianças pelo desejo de preservação ambiental. A partir de levantamentos bibliográficos buscasse-a encontra soluções para que a escola possa garantir a preservação ambiental desde a educação infantil. Para realizar o nosso trabalho buscamos respaldo em diversos autores, entre eles citamos Conforme ressalta ANDRADE (2009, p.45): para ele “a proposta deste eixo temático é discutir a importância da construção de valores, habilidades, e atitudes na infância voltadas para a conservação do meio ambiente e para a melhoria da qualidade de vida”. Andrade também discute a questão de educar a criança para a cidadania, aborda que é através do conhecimento que as crianças conseguem entender e viver a relação pessoal-ambiental com responsabilidade com o meio em que vive. Este trabalho apresentou resultados positivos, onde buscamos soluções para que a temática desenvolvida. Apresentamos soluções para o trabalho com a temática na sala de aula de Educação Infantil. Destacamos que na Educação Infantil temos várias formas de se trabalhar com a questão ambiental com as crianças, uma delas é o trabalho com a ludicidade. Para Andrade (2009), uma das formas lúdicas de se promover a educação ambiental é deixar a criança observar certos comportamentos de alguns animais, como por exemplo: formigas, cachorros, gatos e outros animais domésticos. Isso é uma ótima forma do trabalho com a temática, é colocar as crianças para observar o comportamento de animais tais como, formigas, lagartixas, cachorros, gatos e outros animais domésticos. Devido elas demonstrarem um grande interesse por tais animais, podemos trabalhar a questão de que todos os animais merecem respeito. A escola precisa desenvolver junto com os professores valores nas crianças, para que assim posam cada vez mais amar com respeito a natureza e tudo o que ela nos proporciona. O professor precisa se interessar pelos problemas relacionados a educação ambiental e procurar trabalhar com a crianças a respeito. Assim as crianças irão seguir o exemplo do professor. “portanto o interesse do professor em aprender, mantém acesa a curiosidade da criança”. (ANDRADE, 2009, p.46). A execução deste trabalho possibilitou o desenvolvimento de conceitos e estratégias para que os profissionais da educação infantil possam trabalhar com a educação ambiental na sala de aula com as crianças, no qual tentamos ao longo desenvolvimento do presente trabalho mostrar a importância da educação ambiental tem na educação infantil e na vida na nossa sociedade. Buscamos com as soluções apresentadas no presente texto contribuir para o desenvolvimento de valores nas crianças, onde destacamos a importância do professor e da escola para promover a Educação Ambiental nas escolas de Educação Infantil, principalmente pelo uso de estratégias utilizando a ludicidade e buscando com isso melhorias para com o nosso Meio Ambiente. Esperamos que nosso trabalho auxilie muitos pedagogos e profissionais da educação Infantil e que nossa pesquisa venha a colaborar da melhor forma possível para que a temática seja trabalhada de forma eficaz nas nossas escolas e que cada vez mais crianças possam proteger nosso meio ambiente, que é tão importante para a nossa sobrevivência, contribuindo assim para uma sociedade.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida