O Congresso Nacional de Pesquisa em Educação/COPED é um evento proposto no ano de 2009, que tem sido realizado com periodicidade anual por professores do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais da UNIMONTES. Inicialmente proposto como evento regional, nesta edição está sendo alçado a abrangência nacional por sua consolidação como evento científico acadêmico de pesquisa na UNIMONTES. O evento tem mobilizado a comunidade acadêmica e constitui-se como espaço para socialização de pesquisas e intercâmbio acadêmico-científico com outros centros de pesquisa do estado e do país. Quando de sua proposição, o congressocoadunou-se com a necessidade de se construir condições operacionais e acadêmicas para a implantação de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensuem Educação. E assim, a cada ano, a sua realização tem possibilitado o diálogo interdisciplinar entre pesquisadores, professores e acadêmicos de diferentes licenciaturas da própria UNIMONTES e de outras instituições universitárias. Consolidando-se como espaço de discussões e reflexões,o congresso tem produzido a convergência de olhares sobre a pesquisa em educação e a formação de professores e pesquisadores.
Neste ano, em que serão celebrados os 100 anos de nascimento de Paulo Freire (19/09/1921-02/05/1997), Patrono da Educação Brasileira, um dos educadores mais notáveis e reconhecidos mundialmente por defender uma prática dialética em busca da formação integral do ser humano, o XII COPED tem como proposta aprofundar o pensamento e a pedagogia de Freire, pontuando sua contribuição para as práticas educativas emancipatórias.
Assim, acreditamos na importância do espaço para o debate e a reflexão crítica, de forma que pesquisadores, professores, graduandos, alunos da educação básica e outros profissionais da educação possam intercambiar ideias, experiências, ampliar conhecimentos e discutir alternativas de atuação a partir da análise e discussão sobre o papel da pesquisa na universidade nas várias dimensões que tem assumido como a formação de professores, a produção de novo conhecimento e o compromisso social.
OBJETIVOS:
Objetivo geral
· Favorecer reflexão, diálogo e intercâmbio entre professores pesquisadores, pós-graduandos e graduandos da Universidade Estadual de Montes Claros e de outras Instituições de Ensino Superior e da Educação Básica,sobre o pensamento e as contribuições do educador Paulo Freire.
Objetivos específicos
· Produzir debates em torno das questões educacionais, sinalizando os desafios e problemas, apontando as perspectivas, possibilidade se implicações para as pesquisas em educação e a formação de professores.
Colaborar com a consolidação de uma cultura acadêmica que valorize a pesquisa e a produção de conhecimento como oportunidade de se formar profissionais crítico-reflexivos, sujeitos de um fazer comprometido com a qualidade da educação.
Contribuir com a ampliação do universo cultural dos graduandos e pós- graduandos e de sua formação como professores pesquisadores críticos e reflexivos.
Incentivar a participação de professores e pós - graduandos em evento científico com a divulgação da produção científica e tecnológica, incentivando a inovação e a geração de conhecimentos;
Intercambiar experiências entre professores, graduandos e estudantes da educação básica , visando à socialização de conhecimentos, estudos e pesquisas;
Contribuir com a formação de pesquisadores em educação, para que se tornem capazes de desenvolver projetos de investigação que favoreçam a compreensão da realidade e a produção de conhecimentos.
PROGRAMAÇÃO
DATA | HORÁRIO | ATIVIDADE |
22/09/2021 | 08 ás 11 | Apresentação de trabalhos/ comunicação oral. |
19 às 19 h 30
19 h 30 ás 20 h 30 | Abertura Oficial
Conferencia de abertura: Paulo Freire: trabalho e práxis emancipatórias. Professora Selma Garrido Universidade de São Paulo-USP- Mediadora: Professora Francely Aparecida dos Santos | |
23/09/2021 | 08 às 11 | Apresentação de trabalhos/ comunicação oral. |
14 às 16 | Mesa temática Mesa temática: Trabalho do professor e a busca pela construção de práticas emancipatórias. Prof. Dermeval Saviani Prof. Claudinei Lombardi Mediadora Professora Rosangela Silveira | |
19 às 20 h 30 | Palestra: Saberes Freirianos Croos-temporais-culturais: desafios nas políticas educacionais no Brasil e Estados Unidos. Professor César Augusto Rossato Universidade do Texas/EUA Professora Mediadora Cláudia Aparecida Ferreira Machado- Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) | |
24/09/2021 | 08 às 11 | Apresentação de trabalhos/ comunicação oral. |
14 ás 15h30
| Palestra: Pedagogia da indignação nos convoca a ação ecológica Profa. Rosangela Azevedo Corrêa- Diretora Geral do Museu do Cerrado- UNB Mediador: Prof. Ronaldo Belém- Unimontes LINK: https://youtu.be/49kCZ9HNi9I
| |
15h 30 às 16h 30 | Lançamento de livros
Cidoval Mores de Souza ( Org.) Editoras: Eduepb e A União.
Rafael Baioni. Editora Appris
Luiz Fernando Bernardes
Nelma Barbosa Paco Editorial
Raquel Simplício Netto Bittencourt Editora: Casa do Psicólogo LINK: https://youtu.be/49kCZ9HNi9I
| |
19 às 20 h 30 | Conferência de encerramento Paulo Freire e a atualidade da relação “opressor- oprimido” na sua pedagogia de libertação. Professor Gabriel Humberto Muñoz Palafox Mediadora: Professora Ediléia Alves Mendes de Souza |
ÁREAS TEMÁTICAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS:
1. Pesquisa em Educação e a Formação de Professores;
2. Políticas Públicas e Currículo;
3. Políticas Públicas de Inclusão;
4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens;
5. Educação Matemática;
6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação à Distância
7. Saberes e Práticas Educativas;
8. Educação de Pessoas Jovens e Adultas;
9. Educação do Campo;
10. História e Historiografia da Educação;
11. Educação, Diversidade e Relação Étnico-Racial
12. Educação Infantil;
13. Saberes Freireanos.
QUADRO GERAL - COMUNICAÇÕES ORAIS
AVISO: Para acessar ao quadro de informações de salas, clique no eixo temático na tabela abaixo:
DIA | HORÁRIO | EIXO TEMÁTICO |
22/09/21 QUARTA-FEIRA | 08h. às 11h. | 1. Pesquisa em Educação e a Formação de Professores; 2. Políticas Públicas e Currículo; 3. Políticas Públicas de Inclusão; 4. Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens;
|
23/09/21 QUINTA-FEIRA LINK DAS SALAS: AQUI | 08h às 11h | 6. Tecnologia Aplicada à Educação e Educação à Distância 7. Saberes e Práticas Educativas; 8. Educação de Pessoas Jovens e Adultas; 9. Educação do Campo
|
24/09/21 SEXTA-FEIRA LINK DAS SALAS: AQUI | 08hàs 11h | 10. História e Historiografia da Educação; 11. Educação, Diversidade e Relação Étnico-Racial
|
MODELO DE APRESENTAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES ORAIS:
COORDENAÇÃO GERAL:
Professora Cláudia Aparecida Ferreira Machado
Professora Francely Aparecida dos Santos
COMISSÃO ORGANIZADORA:
Clique no botão abaixo para acessar a área de submissão e enviar seus trabalhos
Área de submissãoComunicação Oral Apresentação Oral
Abertura Oficial Abertura
Conferência: Paulo Freire: trabalho docente e práxis emancipatória - na contramão do capitalismo neoliberal Conferência · Professora Francely Aparecida dos Santos, Professora Selma Garrido
Mesa temática: Trabalho do professor e a busca pela construção de práticas emancipatórias. Mesa Temática · Prof. Dermeval Saviani, Prof. José Claudinei Lombardi, Professora Rosangela Silveira
Conferência: Saberes Freireanos Cross-Temporais-Culturais: desafios nas políticas educacionais no Brasil e Estados Unidos Conferência · Prof. Hanns Müller Carvalho Aguiar, Professor César Augusto Rossato
Palestra: Pedagogia da indignação nos convoca a ação ecológica Palestra · Ronaldo Belém, Rosângela Azevedo Corrêa
Lançamento de livros Lançamento de Livro
Conferência: Paulo Freire e a atualidade da relação “opressor- oprimido” na sua pedagogia de libertação. Conferência · Professor Gabriel Humberto Muñoz Palafox, Professora Ediléia Alves Mendes de Souza
Durante a realização do evento será disponibilizado link para o credenciamento e registro de presença.
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Professora da Universidade Estadual de Montes Claros.
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1965), mestrado em Educação: Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979) e doutorado em Educação: Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Atualmente é Professor Titular Sênior da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FE - USP, e Professor Assistente no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Católica de Santos. Atualmente é Vice Presidente da ANDIPE - Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino (2018) e coordenadora da Coleção Docência em Formação junto à Cortez Editora, SP. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, didática, pedagogia e pesquisa educacional. As pesquisas mais recentes são no campo da Pedagogia Universitária e Docência no Ensino Superior. É Pesquisador 1 A CNPq.
Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1966) e doutorado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971). Em 1986 obteve o título de livre-docente; em 1990 foi aprovado no Concurso Público de Professor Adjunto de História da Educação da UNICAMP; e em 1993 foi aprovado no Concurso Público de Professor Titular de História da Educação da UNICAMP. Atualmente é professor aposentado da Universidade Estadual de Campinas, mas continua atuando como Professor Titular Colaborador Pleno do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICAMP. É Professor Emérito da UNICAMP, Pesquisador Emérito do CNPq e Coordenador Geral do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR), tendo recebido o título de "Doutor Honoris Causa" da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade Tiradentes de Sergipe.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação brasileira, legislação do ensino e política educacional, história da educação, história da educação brasileira, historiografia e educação, história da escola pública, pedagogia e teorias da educação.
Decano da Faculdade de Educação da UNICAMP. Professor Titular em História da Educação na Faculdade de Educação da Unicamp. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1976); Mestrado em Agronomia, Área de Concentração: Sociologia Rural, pela Universidade de São Paulo (1985); Doutorado em Educação, Área de Concentração: Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (1993); Livre-docência em História da Educação na Faculdade de Educação da Unicamp; é Professor Titular em História da Educação na Faculdade de Educação - Unicamp. É coordenador executivo do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR).
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1998) Atualmente é professora da UNIMONTES-Universidade Estadual de Montes Claros. Pesquisadora do GHES- Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Educação e Sociedade. Tem experiência de docencia na área de Educação, com ênfase em Didática, História da Educação, Epistemologia da pesquisa em educação, TCC, Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, metodologia de ensino, tcc, conhecimento científico e políticas públicas.
Doutor em Sociologia da Educacao, Multiculturalismo Critico, Pedagogia Critica - UCLA-University of California Los Angeles (1999). Atualmente é professor catedratico - The University of Texas at El Paso Mestrado em Educational Administration - CSLA-California State University, Los Angeles (1993) Formado em Pedagogia Critica, no Brasil, Faculdade de Moema, SP. Diplomado em Teologia da Libertacao, Faculdade de Moema, SP Certificado em Filosofia, Faculdade de Moema, SP.
Licenciado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física - ESEF do México (1977-1980), Mestre em Supervisão e Currículo (1989) e Doutor em Educação e Currículo (2001), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-doutor pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal (2019).É Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, lotado na Faculdade de Educação Física - FAEFI e professor permanente, membro da linha de Políticas e Gestão da Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFU. Atua nas áreas de políticas públicas da Educação; formação continuada de professores/as do ensino básico, e Metodologia e Planejamento da Educação, Educação Física Escolar e Educação Popular.
Doutora em Educação/UFU. Mestre em Educação/UnB. Pós-graduada (lato sensu) em Metodologia Científica e Epistemologia da Pesquisa/ Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Graduada em Pedagogia/Unimontes. Professora do DMTE/Unimontes e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação /Unimontes. Tem experiência em Educação, com ênfase em disciplinas da área ensino-aprendizagem como Didática, Fundamentos e Metodologia da Alfabetização, da Linguagem, da Língua Portuguesa, da Matemática, da História/Geografia/Ciências, Educação Infantil, Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio e ainda na área de Metodologia Cientifica e da Pesquisa, Elaboração de Projetos de Pesquisa e orientação e coordenação de Trabalhos de Conclusão de Curso. Ressalta-se ainda atuações nas áreas de: docência, gestão escolar e coordenação pedagógica na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, experiência nas áreas de educação do campo, educação a distância e formação de professores alfabetizadores.
DOUTORA EM EDUCAÇÃO: Formação de Professores, pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP-SP (2012), e possuo MESTRADO EM EDUCAÇÃO : Formação de Professores, pela UNIVERSIDADE DE UBERABA-UNIUBE (2003). Sou graduada em licenciatura plena em Pedagogia (1999), pela Universidade Estadual de Montes Claros/MG -UNIMONTES, e em Matemática (2000), pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG. Sou especialista em Psicopedagogia e em Teoria e Prática em Supervisão Educacional, ambas pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Sou do quadro docente e efetiva concursada da UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS / MG -UNIMONTES. Estudiosa da área da Pedagogia Sistêmica.
Possui graduação em História pelo Centro Universitário de Brasília (1983), mestrado em Antropologia Social - Universidad Iberoamericana (1988) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Iberoamericana (1993). Pós-doutorado no Institut de Ciència i Tecnologia Ambientals -ICTA na Universitat Autònoma de Barcelona. Professora adjunto III na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia humana, educação ambiental, sociobiodiversidade do cerrado, antropologia do trabalho, questões étnico-raciais e educação para a paz. Pesquisadora/Colaboradora do Grupo de Pesquisa (CNPq) no Núcleo de Pesquisa em Cultura, Valores e Comportamento, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Universidade de Brasília. Diretora geral do Museu do Cerrado
Possui Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997/2000), Pós-Graduação Lato-Senso em Geografia, Ensino e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Montes Claros, Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e Doutorado em Geografia - Análise Ambiental pela UFMG (2015). Tem experiência em Geografia Física, com ênfase em Geomorfologia, Biogeografia, Hidrografia, Pedologia, Análise Ambiental e Educação Geográfica, atuando nos seguintes temas: biomas Cerrado e Caatinga no Norte de Minas, Geologia e Geomorfologia do Norte de Minas, Pedologia e Meio Ambiente, Unidades de Conservação e Estratégias de ensino de Geografia Física na Educação Básica.
É mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), especialista em Metodologia do Ensino das Línguas Portuguesa e Inglesa e Docência do Ensino Superior pela Faculdade Única (2021) e graduado em Letras/Inglês pela Estácio de Sá (2021) e Administração pelas Faculdades Santo Agostinho (2015). Desde 2009, é professor de inglês dos anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Pré-Vestibular do Sistema Educacional Sólido. Em 2013, fundou a NEXT Idiomas, escola de idiomas na cidade de Montes Claros/Minas Gerais. Se tornou professor de High School da Rede de Ensino Coleguium em Belo Horizonte, em 2021. Possui certificação de Educador Google - Nível 2.