ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA – Desafios para crianças e professores no processo da Alfabetização

  • Autor
  • Keila Adriana Ferreira de Sousa
  • Resumo
  •  

    A pandemia da COVID-19 vem impactando a educação em seus diferentes níveis, exigindo uma nova forma de ensinar. Com o intuito de reduzir o fracasso escolar e salvar o ano letivo, o Ministério da Educação – MEC propôs o ensino remoto emergencial através do Parecer CNE/CP Nº 05/2020, inclusive, na educação básica. O presente estudo está sendo desenvolvido por meio de um método hipotético-dedutivo com abordagem qualitativa, tendo como objetivo geral identificar os desafios no processo de alfabetização das crianças nos Anos Iniciais no período da pandemia, e objetivos específicos: verificar a participação dos alunos durante as aulas remotas e levantar os desafios enfrentados pelos alunos e docentes nesse processo. Considerando a falta de recursos e a falta de planejamento neste momento atípico, a problemática desta pesquisa é centrada nas dificuldades enfrentadas pelos alunos e docentes diante do Ensino Remoto, visto que o aluno está em processo de alfabetização e ainda não possui autonomia, levando a refletir como a pandemia tem afetado o processo de desenvolvimento da capacidade de aprender do aluno? E quais são as estratégias que estão sendo utilizadas no Ensino Remoto? Para realizar as discussões, foi necessário o diálogo com os autores: Collelo (2020), Freire (2019), Libâneo (2006), entre outros autores, que contribuem com pesquisas voltadas para a aprendizagem. Ao final da reflexão, observa-se que apesar da tecnologia ter sido indispensável neste momento, o professor continua sendo fundamental, pois nada substitui o seu papel e as relações construídas a partir da interação dos sujeitos dentro da escola.

     

  • Palavras-chave
  • Pandemia, Ensino Remoto, Desafios, Alfabetização.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramentos Emergentes e outras Linguagens
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