A pandemia da COVID-19 vem impactando a educação em seus diferentes níveis, exigindo uma nova forma de ensinar. Com o intuito de reduzir o fracasso escolar e salvar o ano letivo, o Ministério da Educação – MEC propôs o ensino remoto emergencial através do Parecer CNE/CP Nº 05/2020, inclusive, na educação básica. O presente estudo está sendo desenvolvido por meio de um método hipotético-dedutivo com abordagem qualitativa, tendo como objetivo geral identificar os desafios no processo de alfabetização das crianças nos Anos Iniciais no período da pandemia, e objetivos específicos: verificar a participação dos alunos durante as aulas remotas e levantar os desafios enfrentados pelos alunos e docentes nesse processo. Considerando a falta de recursos e a falta de planejamento neste momento atípico, a problemática desta pesquisa é centrada nas dificuldades enfrentadas pelos alunos e docentes diante do Ensino Remoto, visto que o aluno está em processo de alfabetização e ainda não possui autonomia, levando a refletir como a pandemia tem afetado o processo de desenvolvimento da capacidade de aprender do aluno? E quais são as estratégias que estão sendo utilizadas no Ensino Remoto? Para realizar as discussões, foi necessário o diálogo com os autores: Collelo (2020), Freire (2019), Libâneo (2006), entre outros autores, que contribuem com pesquisas voltadas para a aprendizagem. Ao final da reflexão, observa-se que apesar da tecnologia ter sido indispensável neste momento, o professor continua sendo fundamental, pois nada substitui o seu papel e as relações construídas a partir da interação dos sujeitos dentro da escola.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida