No âmbito dos estudos linguísticos, nas últimas décadas, muito tem se falado sobre as habilidades de leitura e de escrita dos estudantes inseridos em cursos de graduação e, até mesmo, pós-graduação no Brasil. Como práticas sociais de comunicação, surge a necessidade de se compreender a importância do letramento acadêmico. Este estudo visa a compreender a promoção do letramento no ambiente acadêmico do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc) dos discentes dos cursos de engenharia integrada. Para tanto, buscou embasamento teórico principalmente nos trabalhos de Soares (2004), Kleiman (2008) e Carvalho (2013). A pesquisa aqui apresentada justifica-se como qualitativa e do tipo exploratória. O estudo possibilitou compreender a necessidade de se trabalhar as habilidades e competências dos diversos gêneros textuais que fazem parte do ambiente acadêmico junto aos estudantes, pois alguns apresentam dificuldades quando o assunto é escrever obedecendo aos ditames normativos da academia.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida