O jogo é um fenômeno que se faz intensamente presente no contexto das escolas de educação infantil, nem sempre abordado com base em um entendimento conceitual de sua natureza e suas potenciais contribuições para a formação da criança pequena. A partir da perspectiva histórico-cultural e à luz da cultura corporal, realizou-se um estudo de natureza teórico-conceitual que buscou desenvolver uma categorização inicial do jogo, organizando os jogos em categorias, subcategorias, aspectos essenciais e atividades da cultura corporal que se vincula. Esta proposta de categorização do jogo na pré-escola foi vista como uma contribuição prática-teórica para professores especialistas e generalistas. Distante de ser um modelo rígido, a intenção da proposta foi avessa a um manual de jogos, como várias publicações do mercado editorial, se diferenciando ao gestar os elementos da cultura corporal em sua prática.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida