RESUMO
O presente artigo aborda uma reflexão pertinente a formação de pedagogo com encadeamento em EAD. Tendo como escopo o construto do protagonismo dos educandos na busca do conhecimento no âmbito online. A metodologia do estudo foi realizada por meio de um recorte da dissertação de mestrado da autora desse estudo. Buscou-se investigar a autonomia do aluno nessa modalidade de ensino. Examinamos o curso de Pedagogia – UECE, polo Caucaia/Ce. Através de relatos dos entrevistados, verificou-se, que eles buscam a formação pedagógica com acesso na plataforma virtual de ensino. Os resultados obtidos revelaram que os educandos buscam na educação a distância, produzir seus conhecimentos acrescentando saberes. Concluímos, que os alunos virtuais estão compromissados com o panorama educacional, promovendo práxis educativas emancipatórias, possibilitando a constituição de um profissional autônomo, crítico e reflexivo.
Palavras-chaves: Formação de pedagogo, EAD, Protagonismo estudantil.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida