Ao pensar o ensino de História e Pedagogia nos remetemos às possibilidades de atuação por meio da interdisciplinaridade. Aliar História e Educação constituiu-se a materialização do ato de ensinar e aprender por meio do patrimônio cultural de Montes Claros, envolvendo espaços de (re)conhecimento identitário e de pertencimento. O estudo objetiva, em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais, articular memórias e histórias na perspectiva da educação patrimonial, atentando para os bens culturais, proporcionando efetivar o processo ensino e aprendizagem da História e Pedagogia. A metodologia adotada para oportunizar a inserção do patrimônio cultural com vínculo, ou não, na identidade dos estudantes se fez por meio de visitas in locu ou virtual a edificações de Montes Claros, cunhadas como tais, contempladas com narrativas históricas diversas, vislumbrando outras construções e percepções. Aproveitou-se pesquisa realizada no projeto de extensão da UniSant’Anna. Descrevemos uma das visitas pedagógicas realizadas em Montes Claros a Catedral Nossa Senhora Aparecida.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida